Minas Gerais lidera emissões da nova Carteira de Identidade

Balanço da Polícia Civil apresenta que já foram mais de 1,4 milhão de documentos emitidos

30/09/2024 ÀS 12H40
- Atualizado Há 5 dias atrás

O estado de Minas Gerais é, até o momento, o que mais emitiu a nova Carteira de Identidade em todo o país. Segundo balanço apresentado pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), são mais de de 1,4 milhão de novas Carteiras de Identidade Nacional (CIN).

Os dados consideram as emissões até a primeira quinzena de setembro deste ano.

nova Carteira de Identidade
Nova carteira de identidade é emitida pela Polícia Civil desde ano passado – Foto: PCMG

A nova carteira de identidade começou a ser expedida em 27 de dezembro de 2023, por meio das Unidades de Atendimento Integrado (UAIs). De acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), mais de 12,1 milhões de novas Carteiras de Identidade Nacional foram emitidas em 25 estados e no Distrito Federal até 10 de setembro.

Além de Minas Gerais, outros três estados também superaram a marca de 1 milhão de emissões, são eles: Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Santa Catarina.

SAIBA MAIS! Mais de 100 mil uberlandenses já emitiram nova Carteira de Identidade Nacional

Vantagens da CIN

O novo RG pode ser emitido nas versões física e digital. Além disso, ele é padronizado em todos os estados com um fluxo oficial de emissão e de dados de identificação em todo o território nacional. Dessa forma, permite a todos os órgãos identificar o cidadão reduzindo fraudes e custos com extravios e emissão de segunda via, por exemplo.

O documento no modelo estadual ainda terá validade até fevereiro de 2032, por isso continua sendo emitido normalmente. Mas a nova Carteira de Identidade segue padrões internacionais, sendo os mesmos utilizados em passaportes, permitindo a entrada em países do Mercosul com maior facilidade.

Na versão digital da CIN, o cidadão pode incluir outras informações como o nome social, número da Carteira Nacional de Habilitação, do título de eleitor, tipo sanguíneo, condições específicas de saúde, entre outros. Em entrevista coletiva à imprensa, a delegada Danielle Aguiar ainda reforçou sobre a Carteira de Identidade Nacional ser mais segura e minimizar o risco de falsificação devido aos novos itens de segurança.
“Por ser nacional, uma pessoa não consegue se passar por outra em outro estado. Porque aqui ele pode usar um documento falso e emitir uma via, mas quando ele se dirigir a outro estado e for fazer o documento, com as diversas verificações que tem hoje em dia, vai ser verificado que ela está cometendo uma fraude”, finalizou.

Passo a passo para tirar novo RG

A primeira coisa a se fazer é identificar o órgão responsável pela emissão do documento no seu estado. Em Minas Gerais, a Polícia Civil presta o serviço nas Unidades de Atendimento Integrado (UAIs).

1º passo
Agende atendimento pelo site do Governo de Minas ou aplicativo Mgapp.

2º passo
Compareça na UAI com os documentos obrigatórios. São eles: CPF e certidão de nascimento ou casamento. A fotografia é tirada no momento do atendimento. Caso a CNI seja para uma criança de colo, é recomendável levar uma foto 3×4 da criança.

3º passo
Agora é só aguardar! A CIN vai chegar no seu endereço pelos Correios ou você poderá retirá-la na unidade escolhida na hora do cadastro. O prazo médio de entrega do documento é de 15 dias úteis. Para acessar a Carteira de Identidade Nacional (CIN), é necessário baixar o aplicativo Govbr e colocar o usuário e login.

Agora que você já sabe como tirar novo RG, precisa se resguardar caso perca o documento físico. A primeira via da CIN e as renovações são gratuitas, mas em caso de extravio, a taxa é de R$ 105,59 para tirar novo RG.

Nesse caso, é necessário fazer o pagamento do Documento Estadual de Arrecadação antes de solicitar o documento.

nova Carteira de Identidade
Atendimento nas UAIs, para fazer nova carteira de identidade, precisa ser agendado – Foto: PCMG

Veja também

Acompanhe nossa programação ao vivo!