Na emoção, Praia Clube vence Umuarama e se classifica para a final da LNF

Com ginásio lotado e apoio da torcida, Praia Clube quebra tabu de 22 anos e chega à final da LNF

, em Uberlândia

-

Praia Clube e Umuarama entraram em quadra na Arena G3, em Uberlândia, para o jogo de volta da semifinal da Liga Nacional de Futsal (LNF), na manhã deste domingo (1º).

Após empatar em 2 a 2 no jogo de ida, o Praia Clube repetiu o mesmo placar no tempo normal e venceu por 3 a 1 na prorrogação, garantindo uma vaga inédita na final contra o Jaraguá.

Com a vitória, além de conquistar a primeira final de sua história, o Praia Clube quebrou um tabu de mais de 20 anos: um time mineiro não chegava à decisão da LNF desde 2002, quando o Minas foi vice-campeão da competição.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Praia Clube e Umuarama LNF
Praia Clube vence Umuarama pela semifinal da LNF – Crédito: Bruno Cunha/Praia Clube

Praia Clube x Umuarama

Com o ginásio lotado por 2 mil torcedores, o Praia começou pressionando e abriu o placar aos 10 minutos com Fabinho. No entanto, o Umuarama reagiu rapidamente e empatou com Renan Fogaça, encerrando o primeiro tempo em 1 a 1.

O goleiro Gustavinho, ex-Praia Clube, se destacou na partida ao fazer grandes defesas.

Na segunda etapa, Renan Fogaça marcou novamente, colocando o Umuarama à frente no placar. 

Quando parecia que o Praia perderia o embalo, Betinho apareceu para empatar e levantar a torcida praiana. Com o empate, o jogo foi para a prorrogação.

Prorrogação

Na prorrogação, o Praia Clube mostrou por que fez uma das melhores campanhas da fase inicial. Gilvan e Torres marcaram na etapa inicial, garantindo a vantagem.

No segundo tempo, Gilvan balançou as redes mais uma vez, alcançando 29 gols na LNF e isolando-se ainda mais na artilharia da competição. 

Jonas descontou para o Umuarama no minuto final, mas já era tarde demais.

LEIA MAIS:

 

Pontaria artilheira

Apesar da vitória, a partida foi marcada por momentos de instabilidade ofensiva do Praia. Gilvan e Fabinho, que vivem grande fase, tiveram dificuldade para se encontrar em quadra.

O treinador Alemão comentou sobre os problemas enfrentados pela equipe no início do jogo.

“No primeiro tempo estávamos reclamando muito, brigando entre nós, reclamando de qualquer lance. Eu acho que essas coisas trazem coisas negativas para o nosso ambiente”, avaliou.

Na segunda etapa, o Praia Clube teve a chance de virar a partida em uma cobrança de pênalti sofrida por Igor Costa. Cabreúva passou a bola para Gilvan, mas o artilheiro acertou a trave.

Após o erro, Alemão teve uma conversa motivacional com o jogador.

“Poderíamos ter empatado na cobrança de pênalti do Gilvan. Conversei bastante com ele e falei que ele iria fazer o gol da classificação”, disse.

Projeto do Praia Clube

Em 2024, o elenco do Praia passou por uma grande reformulação, mantendo apenas três atletas do ano anterior: o goleiro Gian Wolverine e os alas Betinho e Claudinho. Apesar disso, a equipe mostrou grande evolução ao longo do ano.

Alemão destacou o planejamento da equipe e o apoio da diretoria.

“Hoje é um dia para agradecer esses meninos. Agradecer nosso presidente Guto Braga. Eu construí toda essa estrutura para o futsal, é um planejamento de três anos que estou aqui brigando todo ano.”

Alemão treinador do Praia Clube
Alemão destacou a vitória do Praia Clube. Crédito: Bruno Cunha/Praia Clube

Ele também ressaltou o progresso da equipe.

“A cada ano a gente consegue subir um degrau. Esse ano subimos um maior. E hoje vamos comemorar muito, aproveitar esse momento, para jogar o Mineiro semana que vem e depois pensar na final que o objetivo maior é o título.”

Praia Clube na final

A classificação do Praia Clube para a final da LNF é um grande feito para o esporte mineiro. A Liga Nacional é considerada uma das mais prestigiadas do mundo devido ao alto nível de competitivo.

Alemão destacou a dificuldade e a importância dessa conquista.

“Eu não sei quanto vai ser difícil chegar em uma final de liga de novo. O Carlos Barbosa, que é uma das maiores equipes do futsal, está desde 2015 sem chegar em uma semifinal, então imagina final.”

A grande decisão será no dia 15 de dezembro, às 17h30, no Centro Municipal de Eventos Sérgio Luiz Guerra, em Carlos Barbosa, entre Praia Clube e Jaraguá.