Mutirão virtual facilita regularização do CRLV 2024 em Minas Gerais

Governo definiu o calendário anual de exigência do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV)

09/07/2024 ÀS 08H59
- Atualizado Há 2 meses atrás

Começou nesta terça-feira (9) o mutirão virtual de atendimento para regularização do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) 2024, realizado pela Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG).

O CRLV é o documento emitido anualmente que comprova a legalidade do veículo para circulação, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Confira o calendário de vencimento por final de placa:

CRLV 2024
Final da placa Mês de referência Exigência
1, 2 e 3 Agosto 1º de setembro
4, 5 e 6 Setembro 1º de outubro
7, 8, 9 e 0 Outubro 1º de novembro

Neste ano, os veículos com finais de placas 1, 2 e 3 têm prazo para licenciamento até o dia 31 de agosto; já os veículos com placas finais 4,5 e 6 devem renovar o documento até 30 de setembro; e o prazo para os automotores com placas finais 7,8, 9 e 0 é o dia 31 de outubro.

Segundo portaria publicada no último sábado (6), no Diário Oficial do Estado, será obrigatório o porte do CRLV no formato impresso ou digital.

Minas Gerais divulga datas para exigência do porte do CRLV 2024
Minas Gerais divulga datas para exigência do porte do CRLV 2024 – Foto: Agência Minas/ Reprodução

Regularização online

Por meio do atendimento virtual, é possível verificar pendências na obtenção do documento e solucioná-la, por meio do mutirão.

O serviço estará disponível no site da CET, na opção “Consultar Motivo: Veículo Não Licenciado”. Após preencher o formulário eletrônico com as informações do veículo, o sistema informará todas as eventuais pendências para a emissão do licenciamento.

Um atendente estará à disposição para auxiliar nos procedimentos necessários para a regularização do veículo, inclusive na emissão de guias de pagamento, se necessário.

Conduzir veículo sem CRLV válido é infração grave, com multa de R$ 293,47, 7 pontos na carteira e remoção do veículo para um pátio credenciado até a regularização, conforme o art. 230 do Código de Trânsito Brasileiro.

×

Leia Mais

Imposto de Propriedade de Veículo Automotor (IPVA)

Para ter acesso ao CRLV 2024, é preciso ter quitado o Imposto de Propriedade de Veículo Automotor (IPVA), o seguro obrigatório, a Taxa de Renovação do Licenciamento Anual do Veículo (TRLAV) e eventuais multas.

O veículo também não pode ter restrições judiciais ou administrativas que impedem a emissão do documento.

Por meio do site www.transito.mg.gov.br é possível consultar se existem pendências que impedem a emissão do licenciamento.

Veja também

Acompanhe nossa programação ao vivo!