40 vezes mais que o permitido: motorista com sinais de embriaguez é preso em Uberlândia

Carros que passavam pelo pátio da Polícia avisaram que o automóvel estava andando em zig-zag na BR-365

, em Uberlândia
03/09/2024 ÀS 14H37
- Atualizado Há 2 semanas atrás

Um homem foi preso, nesta segunda-feira (2), após fazer o teste do bafômetro e o resultado dar quase 40 vezes mais que o permitido pela lei. O caso aconteceu na BR-365, em Uberlândia.

Homem preso por sinais de embriaguez
Homem, de 55 anos, é preso após fazer teste do bafômetro com valor 40 vezes a mais que o permitido – Foto: Polícia Rodoviária Federal

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), motoristas que passavam pelo posto avisaram que havia um carro andando em zigue-zague na pista.

📲 Clique aqui e siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Os policiais foram até o local e encontraram o veículo já estacionado na via. O condutor, de 55 anos, apresentava sinais claros de embriaguez e segundo a PRF, mal conseguia ficar em pé.

Motorista preso e habilitação suspensa

O teste do bafômetro foi feito e acusou uma quantidade de 1,58ml de álcool por litro de ar expelido no aparelho. Um número quase 40 vezes maior que valor permitido que é 0,04 permitido.

A infração cometida é considerava gravíssima e a multa a ser paga é de R$ 2.934,70. O motorista foi preso em flagrante e terá a habilitação suspensa, além de responder por crime de trânsito.

Como funciona o Teste do Bafômetro?

O teste do bafômetro, também conhecido como teste de alcoolemia, é um exame utilizado para medir a concentração de álcool no sangue de uma pessoa através da análise do ar exalado pelos pulmões.

Acompanhe outras notícias de Uberlândia

Seu principal objetivo é verificar se um motorista está apto a dirigir, uma vez que o álcool compromete a capacidade de reação, coordenação motora e julgamento.

Como Funciona?

O bafômetro funciona via reações químicas que identificam a presença de álcool etílico no ar exalado. A intensidade da reação é proporcional à quantidade de álcool presente no organismo.

Quais são os valores?

  • Até 0,04 mg/l: não há infração de trânsito 
  • De 0,05 mg/l a 0,33 mg/l: infração gravíssima, com multa de R$ 2.934,70 e 7 pontos na CNH 
  • Igual ou superior a 0,34 mg/l: crime de trânsito 

 A margem de erro do bafômetro é de 0,04 mg/l, o que significa que, para que o resultado não seja penalizado, o visor não deve ultrapassar esse valor.

×

Leia Mais

Veja também

Acompanhe nossa programação ao vivo!