Síndrome de Patau: morre filho do cantor Zé Vaqueiro aos 11 meses com condição rara

Artista publicou um comunicado em suas redes sociais na madrugada desta terça-feira (9)

09/07/2024 ÀS 09H02
- Atualizado Há 2 meses atrás

Morreu na madrugada desta terça-feira (9) o filho de 11 meses do cantor Zé Vaqueiro com a empresária e influenciadora digital Ingra Soares. O bebê sofria de Síndrome de Patau.

O comunicado foi publicado nas redes sociais dos dois. “Deus sabe de todas as coisas e decidiu que era hora do nosso Arthur se juntar a Ele e descansar”, escreveram.

O casal agradeceu o amor e todas as orações que receberam de seus fãs e seguidores.

Filho do cantor sofria com a Síndrome de Patau – Foto: Instagram/reprodução

O pequeno Arthur nasceu em julho de 2023 com a Síndrome de Patau. A síndrome rara afeta os órgãos internos.

A influenciadora chegou a relatar pelas redes sociais como descobriu a condição do filho. Explicou que o diagnóstico foi dado no primeiro ultrassom morfológico realizado durante a gravidez.

Após nascer, o bebê ficou internado por nove meses antes de receber a primeira alta. Em maio deste ano, o menino voltou para o hospital ao sofrer uma parada cardíaca.

O bebê tinha uma condição genética rara e foi internado por diversas vezes – Foto: Instagram/reprodução

Ele foi submetido a uma traqueostomia, alguns dias após completar 11 meses.

Zé Vaqueiro e Ingra são pais de Daniel, de 3 anos. A influenciadora também tem uma filha mais velha, Nicole, de 13 anos, de um relacionamento anterior.

O que é a Síndrome de Patau?

Também chamada de trissomia 13, a Síndrome de Patau ocorre quando algumas ou todas as células do corpo têm uma cópia extra, ou seja, três em vez de duas, do cromossomo 13.

Bebês com a Síndrome de Patau podem ter uma série de problemas de saúde graves ao nascer. Geralmente apresentam restrição de crescimento intrauterino e microcefalia.

Vários outros órgãos podem ser afetados por anormalidades, como pulmões, fígado, rins, pâncreas, trato urinário e trato digestivo.

Diagnóstico da Síndrome de Patau

A condição pode ser diagnosticada ainda durante a gestação, com a realização de exames no pré-natal e testes para identificar anomalias no feto.

A Síndrome de Patau não tem cura e, segundo o Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS), nove em cada dez crianças com a síndrome morrem durante o primeiro ano de vida.

×

Leia Mais

Veja também

Acompanhe nossa programação ao vivo!