Inicio

Ministro Silvio Almeida visita Uberlândia para lançar Centro de Referência dos Direitos Humanos

Futura unidade será vinculada à UFU, onde ministro também fará palestra sobre racismo nas instituições de ensino superior

11/06/2024 ÀS 10H15

- Atualizado Há 4 semanas atrás

O ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, cumpre agenda em Uberlândia na tarde desta terça-feira (11). Na ocasião, Almeida fará o lançamento da pedra fundamental do Centro de Referência dos Direitos Humanos.

Ministro Silvio Almeida
Ministro Silvio Almeida também fará palestra na UFU sobre racismo nas instituições de ensino – Foto: Clarice Castro/Ascom/MDHC

O centro ficará veiculado à Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e tem o objetivo de acolher projetos multidisciplinares no campo da formação, pesquisa e extensão em direitos humanos, destinado ainda para o atendimento, atenção e acolhimento das vítimas do tráfico de pessoas. O espaço do Centro de Referência levará o nome de “Madáh”, em referência a uma mulher negra resgatada na região em situação de trabalho escravo.

Na ocasião, há ainda a expectativa de assinatura de Acordo de Cooperação Técnica a ser celebrado entre o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) e a UFU, a fim de que a instituição seja mais um dos entes que auxiliem no processo de implementação do Fluxo Nacional de Atendimento às Vítimas de Trabalho Escravo.

Com o lançamento da pedra fundamental, será possível dar andamento ao início das obras do equipamento público. O evento começa às 15h na UFU e deve contar com a presença do reitor da UFU, Valder Steffen Júnior, acadêmicos e parlamentares.

Palestra do ministro Silvio Almeida

Após o lançamento do Centro, o ministro Silvio Almeida fará uma palestra intitulada “Racismo Estrutural nas Instituições de Ensino Superior”. O evento está previsto para começar às 16h e é promovido pela UFU, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. A palestra poderá ser acompanhada ao vivo pelo Canal da UFU no YouTube.

UFU em greve

Ainda nesta terça, servidores da UFU fazem um ato de protesto realizando o fechamento da entrada de veículos no campus Santa Mônica. Os servidores, no entanto, esclareceram que a entrada e saída de ônibus intercampi, de transporte de alimentos e de veículos de infraestrutura para o evento do ministro Silvio Almeida, estão sendo garantidas com o monitoramento dos grevistas.

Greve servidores da UFU
Servidores em greve fecham portarias do campus Santa Mônica nesta terça (11), mas garantem que visita do ministro não será afetada – Foto: Redes sociais

 

Veja também

Acompanhe nossa programação ao vivo!