Minas Gerais é o 3º maior produtor de abacaxi do Brasil

Na safra de 2022 o abacaxi produziu mais de 155 mil toneladas; 90% da produção é do Triângulo Mineiro

, em Uberlândia
11/08/2024 ÀS 08H30
- Atualizado Há 1 mês atrás

O abacaxi está na lista das principais frutas produzidas em Minas Gerais em 2022 e levando o estado ao 3º lugar de maior produtor da fruta no Brasil. De acordo com dados da do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção do abacaxi, nos últimos dois anos, foi de 155,6 mil toneladas, uma queda de 0,3% em relação ao ano de 2021.

De acordo com o agrônomo José Roberto, essa redução é consequência da introdução em larga escala da cana-de-açúcar e da soja e a redução de áreas de plantação de abacaxi por serem quase todas arrendadas pelos produtores.

Apesar dessa baixa, o estado continua sendo destaque apresentado 10% de produção de abacaxi no volume nacional, trazendo o Triângulo Mineiro como o maior produtor da região responsável por 92% de toda a colheita.

Monte Alegre de Minas: a terceira produtora de abacaxi do estado

Abacaxi sendo recolhidos de plantação
Solo da cidade é referência para a plantação de Abacaxi – Foto: Marcos Nascimento

A cidade de Monte Alegre de Minas se destaca por ter o clima ideal para a plantação do abacaxi. As temperaturas elevadas e com uma boa distribuição de chuvas, o solo fica apto para o cultivo do fruto.

E falando em solo, na região, ele é referência por ser ricos em nutrientes, trazendo qualidade para as plantações. Além disso, a cidade carrega uma tradição em produção do fruto, tendo produtores de longa data que passa essa tradição de pai para filho.

Com tantas qualidades importantes para uma lavoura propícia para este fruto, a cidade se destaca em ser o maior produtor de abacaxi do a cidade é a terceira maior produtora da fruta no estado. 

Ranking de municípios produtores de abacaxi em Minas Gerais segundo o IBGE

1 – Frutal

2 – Canápolis

3 – Monte Alegre de Minas

4 – Fronteira

5 – São Francisco de Sales

Precificação do Abacaxi

Segundo dados da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), o valor pago pela fruta aumentou significativamente no ano passado. De janeiro a dezembro de 2023, a média de preços aumentou 38,7% comparado ao mesmo período de 2022. O maior valor alcançado, R$ 4,28/kg, foi registrado no mês de dezembro. O crescimento da demanda por conta do clima mais quente e o aumento a produção fez com que chegasse nesse valor.

 

A principal vilã do abacaxi: Fusariose

Abacaxi com goma de Fursariose
A Fusariose é uma doença fúngica que pode trazer grandes prejuízos ao produtor – Foto: Maciel/Internet/Fitopatologia Unilab

A Fusariose é uma doença fúngica que ocorre em toda região que é plantada o abacaxi e inimiga número um do produtor por trazer diversos prejuízos na lavoura. Ela ataca as mudas, plantas e a fruta.

Ela pode ser controlada através de uma metodologia de controle integrado que consiste em uma escolha a dedo de todas as mudas antes do plantio, observado a qualidade e se está sadia o suficiente para plantar.

Com esse cuidado é possível evitar a existência do fundo e impedir qualquer tipo de dano a fruta. Além disso, para ajudar, o José Roberto recomenda que as mudas precisem ser compradas de uma lavoura que a incidência de fusariose seja baixa ou que não tenha tido essa doença, apesar de difícil encontrar. Outra alternativa é comprar essas mudas de viveirista de abacaxi.

Como identificar que sua planta está com esta doença?

O agrônomo explica que o fungo apresenta uma textura em goma ou de resina na base da planta. Um outro sintoma, em um estágio mais avançado da plantação é a presença de uma vermelhidão causando a morte dela.

Assim que perceber essa cor, é preciso retirar a muda imediatamente da lavoura para não passar para as demais. No fruto surgem lesões e podridões, identifica quase na véspera de colher, o controle precisa ser antes.

Expectativas da produção de Abacaxi na região 

Produtores colhendo abacaxi
Em 4 anos, a expectativa é que a produção de abacaxi aumente; um dos motivos é mudas resistentes à fusariose – Foto: Marcos Nascimento

Ao estudar o cenário do abacaxi nos próximos anos, o agrônomo Jose Roberto, observou que nesses últimos anos a área em Mina Gerais tem reduzido, mas tem uma visão otimistas para os próximos anos. Ele acredita que ocorrerá uma estabilidade na região e uma melhora comece a acontecer em 3 a 4 anos.

Um respiro na vida do produtor está sendo o surgimento de novas variedades de mudas mais resistentes a fusariose, o principal fator que faz os produtores desistir da plantação por conta do grande prejuízo.

Os benefícios do abacaxi para a saúde

Abacaxi descascado direto da plantação
O abacaxi é rico em vitamina C e ajuda a fortalecer as defesas do organismo – Foto: Marcos Nascimento

O abacaxi é uma fruta tropical recheada de benefício para a saúde. A bromelina, uma enzima presente na fruta, ajuda na digestão de proteínas, aliviando a indigestão e reduzindo a inflamação no trato gastrointestinal. Além disso, ele é rico em vitamina C que ajuda a fortalecer as defesas do organismo, ajudando a prevenir gripes e resfriados. Ela é muito usada também para eliminar o excesso de líquidos no corpo, combatendo a retenção hídrica. A melhor parte da fruta é sua versatilidade no consumo, que pode ser feita in natura, em sucos, saladas de frutas e a até mesmo em receitas mais elaboradas.

Em um vídeo publicado no canal do Youtube da Angela Xavier, farmacêutica bioquímica, ela traz 12 benefícios da fruta e a melhor forma de consumi-la. A especialista destaca sobre a função anti-flamatória da fruta, que pode proporcionar alívio em dores pelo corpo, além de ajudar a desinchar. Veja o vídeo completa abaixo:

Veja também

Acompanhe nossa programação ao vivo!