Mais um tremor é registrado na região de Frutal

Câmeras de segurança de um barracão flagraram o momento das vibrações do tremor, de magnitude 3.2 graus na escala Richter

29/07/2024 ÀS 07H28
- Atualizado Há 2 meses atrás

Moradores de Frutal sentiram mais um tremor na noite deste sábado (27), na região da Rocinha, entre Frutal e Pirajuba. Segundo o Laboratório de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP), a intensidade registrada foi de 3.2 graus na escala Richter.

Tremor foi registrado pelo laboratório de Sismologia da USP - Foto: Rede Sismográfica Brasileira/ Reprodução
Tremor foi registrado pelo laboratório de Sismologia da USP – Foto: Rede Sismográfica Brasileira/ Reprodução

Imagens de um circuito de segurança de um barracão da região registraram o momento do fenômeno. Além de ser possível ver rapidamente o movimento da vibração, o circuito também captou o som dos objetos no local balançado.

A região de Frutal está situada na bacia sedimentar do Paraná, essa formação geológica tende a amplificar a percepção de tremores provenientes de profundidades maiores ou de locais mais distantes, segundo o professor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Dr. em Geografia, Paulo Cezar Mendes‎.

‎ ‎ ‎ ‎ ‎

Conforme a Rede Sismográfica Brasileira (RSBR), tremores de baixa magnitude são relativamente comuns no Brasil. Em geral, esses pequenos sismos são causados por pressões geológicas movimentando pequenas fraturas na crosta terrestre.

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e com o Observatório Sismológico da UnB, que integra a RSBR, instalará novos sismógrafos no estado. A ação permitirá aumentar a detecção de sismos, de tal forma que seja possível detectar sismos menores e criar mapas de risco mais precisos.

Novos sismógrafos serão instalados na região de Frutal devido a constante ocorrência de tremores - Foto: OGE/MG / Divulgação
Novos sismógrafos serão instalados em MG – Foto: OGE/MG / Divulgação
×

Leia Mais

Outros tremores em Frutal

Tremores de terra em Frutal, de magnitude 4,1 e 3,2, também foram registrados no mês de junho. Imagens de câmeras de segurança de moradores da cidade capturaram o momento, no dia 18.

Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) informou que na região, “desde 2015, já foram registrados mais de 20 pequenos tremores na região de Frutal”.

Veja também

Acompanhe nossa programação ao vivo!