Inicio

Mais de 70 salas de vacinação funcionam em diferentes horários para imunizar a população em Uberlândia

A rede pública de saúde acompanha o calendário nacional de vacinação e promove campanhas de conscientização o ano todo

, em Uberlândia

06/06/2024 ÀS 11H03

- Atualizado Há 4 semanas atrás

Ter o cartão de vacinação atualizado é sinônimo de cuidado com a saúde. Em Uberlândia, o acesso aos imunizantes preconizados pelo Ministério da Saúde acontece por meio da rede pública, em 74 pontos espalhados pela cidade.

As unidades que disponibilizam as vacinas são divididas entre as Unidades de Atendimento Integrado (UAI), as Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) e as Unidades Básicas de Saúde (UBS). Além de atender ao público do setor urbano, a vacinação alcança também o setor rural do município.

UAI Tibery é uma das unidades que tem sala de vacinação
São 74 salas de vacinação disponíveis em Uberlândia, incluindo as UAIs – Foto: reprodução TV Paranaíba

Vacinação: onde e quando buscar

As principais unidades de saúde em Uberlândia são as UAIs, que além de oferecer o serviço de vacinação, também atende emergências e consultas ambulatoriais pré-agendadas.

Em Uberlândia, as cinco Unidades de Atendimento Integrado são:

  • UAI Luizote – Rua Matheus Vaz, 465
  • UAI Martins – Avenida Belo Horizonte, 1.084
  • UAI Pampulha – Av. João Naves de Ávila, 4920
  • UAI Planalto – Rua do Engenheiro, 246
  • UAI Tibery – Avenida Benjamim Magalhães, 1.115

Todas as salas de vacinação nessas unidades funcionam das 8h00 às 21h00.

Já as UBSs e UBSFs oferecem atendimento primário à população, como consultas, aferição de pressão, curativos e medicações. São nove salas de vacinação em Unidades Básicas de Saúde, sendo:

  • Custódio Pereira – Avenida Tito Teixeira, 1236
  • Dona Zulmira – Rua Mica, 223
  • Guarani – Rua Polca, 601
  • Nossa Senhora das Graças – Rua Siqueira Campos, 101
  • Patrimônio – Rua Professor Chafi Ayub Jacob, 60
  • Santa Rosa – Rua Santa Catarina, 2825

Nestas unidades, a imunização começa às 8h00 e seguem em funcionamento até às 18h00. Já as seguintes unidades têm o horário estendido até às 21h00:

  • Brasil – Rua dos Pereiras, 316
  • Roosevelt – Rua Dr. Leopoldo de Castro, 465
  • Tocantins – Rua Dr. Manoel Thomaz Teixeira de Souza, 750 

As UBSFs são numerosas, totalizando 58 salas de vacinação espalhadas por Uberlândia, inclusive na zona rural. O horário de funcionamento começa às 7h30 e vai até às 16h30. Apenas às quintas-feiras, segundo a prefeitura de Uberlândia, as UBSFs fecham às 15h00 para reunião entre os profissionais das unidades.

Pessoa sendo vacinada em uma unidade de saúde
As UAIs, UBSs e UBSFs, em Uberlândia, têm horários diferentes para atender a necessidade da população – Foto: reprodução TV Paranaíba

Para a vacinação na rede pública, é necessário a apresentação de um documento pessoal e o cartão de vacina. No portal da Prefeitura de Uberlândia, todas as unidades de saúde que são pontos de vacinação fixos estão listadas com endereço e telefone, além do horário de atendimento.

Vacinação a vida toda

Ao longo da vida, segundo o Ministério da Saúde, 20 vacinas fazem parte da rotina de imunização das crianças, adolescentes, adultos, idosos e gestantes.

O Programa Nacional de Imunizações (PNI) cria uma estratégia de vacinação levando em consideração o melhor momento para a aplicação de determinado imunizante.

A rede pública em Uberlândia segue o Calendário Nacional de Vacinação divulgado pelo Ministério da Saúde.

Cartão de vacinação completo é sinônimo de cuidado com a saúde
Seguir o cronograma de vacinação do Ministério da Saúde garante um cartão de vacinas atualizado – Foto: reprodução TV Paranaíba

As primeiras vacinas são aplicadas no momento em que uma pessoa nasce, como as doses de BCG e hepatite B.

Já na adolescência, as doses contra o HPV e a meningite são importantes.

Na fase adulta, o desafio é sempre manter o cartão de vacinas em dia, principalmente com os reforços de doses contra a febre amarela e tríplice viral, que previne contra o sarampo, caxumba e rubéola.

Estar com a vacinação em dia para as gestantes é imprescindível para a saúde delas e do bebê.

Os idosos, consideradas aquelas pessoas acima de 60 anos para o Ministério da Saúde, precisam se atentar ao reforço das doses contra a hepatite B, febre amarela e tétano.

Vacinas anuais

Anualmente, o Ministério da Saúde promove três campanhas nacionais para incentivar a vacinação contra a Influenza (gripe), a Covid-19 e a Multivacinação. A aplicação dos imunizantes respeita o critério de idade e público-alvo que é definido a cada campanha anual.

  • Influenza: A gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório causado pelo vírus da Influenza dos tipos A, B, C e D. Os tipos A e B são responsáveis por epidemias sazonais e, por sofrer constantes mudanças, é necessário que a vacinação contra a gripe seja anual.
  • Covid-19: Considerada uma infecção respiratória aguda, causada pelo vírus SARS-CoV-2, a doença pode ser grave em alguns casos. A principal medida de prevenção é a vacina, que entrou para o calendário anual desde janeiro de 2021.
  • Multivacinação: A campanha tem como público-alvo crianças e adolescentes até 15 anos. A proposta do Ministério da Saúde é reforçar a informação aos pais ou responsáveis sobre a importância de ter o cartão de vacina dos filhos atualizados. Durante o período estipulado pelo MS, são 18 vacinas disponíveis nas unidades de saúde de todo Brasil.

Vacina contra a dengue

O aumento de casos de dengue em todo Brasil, assim como o número de internações e mortes causadas pela doença, levou o Governo Federal a adotar mais que apenas medidas de combate ao mosquito Aedes Aegypti.

Em dezembro de 2023, o Ministério Público incorporou a vacina contra a dengue ao sistema público universal no país. O imunizante Qdenga foi avaliado pelo Conselho Nacional de Incorporações de Tecnologias (Conitec) no Sistema Único de Saúde (SUS).

A vacina contra a dengue começou a ser aplicada em abril em Uberlândia
A vacinação contra a dengue em Uberlândia começou em abril de 2024 e prioriza crianças e adolescentes que têm entre 10 e 14 anos – Foto: reprodução TV Paranaíba

Em Uberlândia, a vacinação contra a dengue começou no dia 13 de abril e segue o plano de imunização do Ministério da Saúde que, atualmente, prioriza as crianças e adolescentes que têm entre 10 e 14 anos.

O esquema vacinal é composto por duas doses com intervalo de três meses entre elas. O imunizante está disponível nas 74 salas de vacinação de Uberlândia.

Veja também

Acompanhe nossa programação ao vivo!