Mais de 50 pássaros silvestres são resgatados de cativeiro em Araxá

Pássaros estavam em condições de maus-tratos; 33 foram devolvidas à natureza e o restante encaminhado para tratamento. O responsável foi multado em R$ 106 mil

, em Araxá

-

Um homem foi preso em Araxá por manter ilegalmente 52 pássaros silvestres em cativeiro. A apreensão e o resgate das aves aconteceu na tarde deste domingo (2), em uma operação da Polícia Militar de Meio Ambiente.

A ação aconteceu a partir de uma denúncia anônima e, ao chegarem na residência, os militares identificaram diversas gaiolas penduradas do lado de fora da residência e ouviu o canto das aves, o que levou à abordagem do morador.

➡️ Acompanhe as últimas notícias de Araxá

Aves presas em cativeiro em Araxá
Alguns pássaros silvestres ainda apresentação sinais de terem sido capturadas recentemente – Crédito: Polícia Militar de Meio Ambiente/ Divulgação

Pássaros silvestres regatados

Entre as espécies encontradas estavam canários-da-terra, coleirinhas, azulões, trinca-ferros e até um periquito-verde (tuim). Algumas aves apresentavam comportamento selvagem, indicando captura recente, enquanto outras estavam em estágio avançado de domesticação.

Além do cárcere dos animais, durante inspeção, também foi constatado que muitas gaiolas e viveiros estavam extremamente sujos, com fezes acumuladas e água imprópria para consumo, além de um forte mau cheiro no local.

Um veterinário atestou a situação de maus-tratos, o que levou ao encaminhamento de 33 pássaros para soltura imediata e as demais para tratamento no Hospital Veterinário de Uberaba.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

No total, foram encontrados 19 gaiolas de madeira e arame, um viveiro grande e diversos alçapões, alguns ainda armados com “chamas” para atrair mais pássaros. Além das aves, os equipamentos também foram apreendidos.

Aves em cativeiro
Mais de 50 pássaros silvestres são resgatadas de cativeiro em Araxá – Crédito: Polícia Militar de Meio Ambiente/ Divulgação

O homem, que admitiu não ter registro ou autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis/IBAMA, foi preso em flagrante e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Araxá.

Além responder por crimes ambientais, ele foi multado em R$ 106.438,75 pelas infrações.