Inicio

Mais de 100 mil uberlandenses já emitiram nova Carteira de Identidade Nacional

Dados da Polícia Civil revelam que cidadãos mineiros ainda preferem o tradicional documento à nova Carteira de Identidade Nacional

01/07/2024 ÀS 06H05

- Atualizado Há 3 dias atrás

A Carteira de Identidade Nacional (CIN) está sendo emitida pela Polícia Civil desde dezembro de 2021 em Minas Gerais. O novo RG é gratuito e único para todo o país. Em Uberlândia, mais de 100 mil cidadãos já emitiram o novo documento.

A principal diferença do novo documento ao tradicional, emitido por cada estado, é que ele traz um registro único vinculado ao CPF da pessoa.

Carteira de Identidade Nacional sendo emitida pela Polícia Civil em Minas
Atendimento na UAI Documentos deve ser agendado previamente pela internet – Foto: PCMG

A validade depende da faixa etária de cada cidadão, podendo variar de 5 anos a até 10 anos. No caso de pessoas acima de 60 anos, o prazo é por tempo indeterminado observando a legibilidade do documento e reconhecimento da foto do portador.

“É importante ficar registrado [sobre o tempo indeterminado de validade] desde que o documento seja apto para reconhecer o portador. Por exemplo, a fotografia já está muito antiga e a carteira de identidade está danificada, é impossível ler os dados contidos no documento com essas especificações e ele pode ser recusado”, explicou a delegada Danielle Aguiar.

×

Leia Mais

Emissões da Carteira de Identidade Nacional

Segundo os dados da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), a emissão da Carteira de Identidade Nacional em Uberlândia representava, até a primeira quinzena de junho, 11,27% de todos os documentos emitidos no território estadual desde 2022.

Das 901.892 carteiras nacionais emitidas em Minas, 101.653 foram em Uberlândia. O relatório apresentado ao Paranaíba Mais chama a atenção porque, embora milhares de carteiras nacionais estejam sendo emitidas, os mineiros ainda têm preferência pela carteira estadual:

Carteiras de identificação nacionais emitidas em Uberlândia

  • 2022: 35.672
  • 2023: 34.599
  • 2024: 31.382 (1º semestre)
  • Total: 101.653

Carteiras emitidas em Minas de 2022 até o momento

  • Carteiras nacionais: 901.892
  • Carteiras estaduais: 2.796.004
  • Total: 3.697.896

Vantagens da CIN

O documento no modelo estadual ainda terá validade até fevereiro de 2032, por isso continua sendo emitido normalmente. Mas a Carteira de Identidade Nacional segue padrões internacionais, sendo os mesmos utilizados em passaportes, permitindo a entrada em países do Mercosul com maior facilidade.

Além disso, outra vantagem é a inclusão de informações adicionais na nova carteira, na versão digital, ampliando as possibilidades de uso e praticidade para o cidadão. Foi o motivo que levou o designer Vinícius Costa Alves, de 24 anos, a fazer o novo documento.

Cidadão de Uberlândia segurando carteira de identidade nacional
Vinícius emitiu a nova carteira neste ano por achar mais funcional e completa que o documento estadual – Foto: Caroline Aleixo

“Eu preferi a Carteira de Identidade Nacional por ser mais abrangente e atual, e acredito que com ela posso ficar um tempo maior sem ter a necessidade de atualizar. Além da possibilidade de integrar os demais documentos e o intuito de tirar um passaporte”, disse o uberlandense.

Na versão digital da CIN, o cidadão pode incluir outras informações como o nome social, número da Carteira Nacional de Habilitação, do título de eleitor, tipo sanguíneo, condições específicas de saúde, entre outros. Em entrevista coletiva à imprensa, a delegada Danielle Aguiar ainda reforçou sobre a Carteira de Identidade Nacional ser mais segura e minimizar o risco de falsificação devido aos novos itens de segurança.
“Por ser nacional, uma pessoa não consegue se passar por outra em outro estado. Porque aqui ele pode usar um documento falso e emitir uma via, mas quando ele se dirigir a outro estado e for fazer o documento, com as diversas verificações que tem hoje em dia, vai ser verificado que ela está cometendo uma fraude”, finalizou.

Veja também

Acompanhe nossa programação ao vivo!