Mãe que abandona filhas sem comida já foi denunciada outras vezes em Uberlândia

Polícia já havia invadido a casa para resgatar as meninas há um ano; Paranaíba Mais conversou com pessoas próximas à família

27/07/2024 ÀS 16H20
- Atualizado Há 2 meses atrás

O caso da mãe que abandona filhas sem comida e trancadas em casa, no bairro Pequis em Uberlândia, não é uma novidade para conhecidos da família. O crime registrado neste sábado (27) já foi relatado outras vezes aos órgãos de proteção da cidade.

A Polícia Militar (PM) precisou invadir a residência pelo menos duas vezes, em um intervalo de um ano, para resgatar as crianças em situação de abandono e maus-tratos.

Caso da mãe que abandona filhas no bairro Pequis já era acompanhado pelo Conselho Tutelar – Foto: TV Paranaíba/Reprodução

O Paranaíba Mais conversou com algumas pessoas que são próximas à família. Por segurança, já que sofreram ameaças em outras ocasiões, elas preferiram não se identificar.

Uma testemunha contou que recentemente as irmãs, que têm 6 e 7 anos, estavam na rua sem a supervisão de um adulto e por várias horas sem se alimentar.

“Nos últimos dois meses aconteceu um incidente com as crianças. A mãe saiu para consumir drogas e, eram 17h ainda, e elas não tinham tomado banho, estavam sujas e sem comida. Eles resgatam, mas depois entregam as meninas para a mãe novamente”, contou.

Além disso, a polícia também já foi chamada algumas vezes. Há um boletim policial registrado em julho de 2023 relatando a mesma situação contra a mulher que abandona filhas.

Segundo a PM, moradores da região chamaram os militares após as meninas serem vistas pulando a janela para sair e retornar para a residência, uma vez que a porta estava trancada.

Os policiais conversaram com as crianças, que disseram que a mãe tinha saído no dia anterior e que estavam com fome.

×

Leia Mais

Mãe que abandona filhas é usuária de drogas

Ainda de acordo com as testemunhas, a mulher que abandona filhas é usuária de drogas e tem vício com bebidas alcoólicas. Também suspeitam de que ela faça programas sexuais, já que é constante a movimentação de homens desconhecidos no local.

Mãe que abandona filhas na rua
Meninas já foram flagradas sozinhas na rua após horas de abandono – Foto: Lucas Carvalho/TV Paranaíba

O pai de uma delas é desconhecido, já o outro também não assumiria a responsabilidade com a criança. Por isso, a guarda sempre ficou com a mãe.

Um dos relatos feitos ao Paranaíba Mais é de que a mulher costuma cuidar bem das meninas em dias de semana. As filhas ficam alimentadas, limpas e bem cuidadas. O problema é quando chega aos finais de semana e a mãe começa a consumir bebidas e drogas. As filhas já chegaram a ficar três dias abandonadas na residência.

Meninas foram abandonadas sem cuidado e alimentação nesta sexta (27)  – Foto: Arquivo pessoal/ Cedida ao Paranaíba Mais

A conselheira tutelar Érika Machado, que acompanhou o caso neste sábado, também foi procurada pela reportagem. Ela confirmou a recorrência nas denúncias, mas disse que a mãe estava sóbria e cuidava bem das crianças, mas recaiu.

Imediatamente, o Conselho Tutelar atendeu as meninas e deixou com a avó materna e vai informar a atual situação à Vara da Infância e Juventude para serem tomadas as providências.

Entenda o crime registrado neste fim de semana

Mais uma vez, a polícia voltou à rua Inhambu Anhanga, na região oeste da cidade, para resgatar as irmãs que foram trancadas pela mãe.

O chamado aconteceu por volta das 8h quando vizinhos, preocupados com a situação, ofereceram lanche para as meninas e viram o estado em que elas se encontravam.

Delegacia de Polícia Civil de Uberlândia
Mãe que abandona filhas deverá ser investigada pela Polícia Civil – Foto: TV Paranaíba/Reprodução

Uma das crianças contou ainda que a irmã havia passado mal durante toda a noite, com episódios de diarreia e vômito. Os policiais então arrombaram o portão e socorreram as vítimas.

Elas foram levadas para atendimento médico na Unidade de Atendimento Integrado (UAI) do bairro Luizote. Após serem atendidas, foram deixadas com a avó.

Foi registrado mais um boletim de abandono de incapazes, mas, até o fechamento da ocorrência, a mãe não foi localizada.

O caso deverá ser investigado pela Polícia Civil.

Veja também

Acompanhe nossa programação ao vivo!