“Nós temos que fazer ele funcionar plenamente”, diz Lula em inauguração das obras do HC-UFU

Após 14 anos de espera, a ampliação do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia foi inaugurada hoje (5)

, em Uberlândia
05/09/2024 ÀS 20H08
- Atualizado Há 2 semanas atrás

O avião do Presidente Lula pousou em Uberlândia, nesta quinta-feira (5), às 14h50, no Aeroporto da cidade. Ele participou da inauguração da ampliação do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU).

Faixada do novo HC-UFU - o
Inauguração da ampliação do HC-UFU aconteceu nesta quinta-feira (5) — Foto: Emanoel Neto

Os ministros da Educação, Camilo Santana, e da Saúde, Nísia Trindade e o deputado federal Weliton Prado (Solidariedade-MG), estavam presentes no evento.

Durante a cerimônia de inauguração da nova estrutura do hospital, Lula destacou a urgência em colocar a unidade em pleno funcionamento.

Lula inauguração discurso
Lula destacou a urgência em colocar a unidade em pleno funcionamento – Foto: TV Paranaiba/Reprodução

Em seu discurso, ele pediu diretamente aos ministros e responsáveis pela gestão dos hospitais universitários que não deixem a estrutura inacabada.

“Nós estamos inaugurando 59 leitos de um total de 249. Falta equipamento. Não podemos permitir que a imprensa volte aqui para fotografar um hospital que foi inaugurado, mas com mais da metade sem funcionar”, afirmou Lula, ressaltando a importância do hospital para atender mais de 2 milhões de pessoas da região.

📲 Clique aqui e siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

O reitor da UFU, Valder Steffen, durante seu discurso, disse que o término da obra é apenas o início de um novo desafio de garantir que a estrutura seja totalmente equipada para atender à demanda crescente de pacientes.

Reitor da UFU discurso
Reitor da UFU, Valder Steffen, durante discurso sobre inauguração de novo Pronto-Socorro do HC-UFU – Foto: TV Paranaíba/Reprodução

“Com recursos necessários e no momento certo, somos capazes sim de elevar a bom termo projetos importantes e grandiosos” diz reitor da UFU sobre o grande projeto de engenharia feito para o hospital.

O deputado federal, Weliton Prado, também discursou no evento, comemorando o fim das obras e reforçando a importância dessa conquista para a população. “Eu quero essa obra funcionando e atendendo a população e precisa de muito mais recurso para equipamentos” afirma Weliton.

Weliton inauguração
Weliton Prado, do Solidariedade, enviou mais de 130 milhões de reais em emendas impositivas para a conclusão do hospital . – Foto: TV Paranaíba/Reprodução

O evento, que reuniu autoridades locais e nacionais, foi encerrado com a fala do presidente, que seguiu para São Paulo, para a abertura da 27ª edição da Bienal Internacional do Livro.

Obra de ampliação do HC-UFU começou há 14 anos

O novo pronto-socorro do Hospital de Clínicas teve a licitação realizada em 2010. A execução começou em 2012. Quatro anos depois, em 2016, as atividades foram paralisadas e a universidade anulou o contrato com a construtora em 2018.

Foto: Milton Santos/UFU

O impasse durou até abril de 2019, quando a instituição sinalizou a retomada da construção, mas a necessidade de uma quantia avaliada em R$ 25 milhões interrompeu mais uma vez os trabalhos. A obra só foi concluída depois que o deputado Weliton Prado, do Solidariedade, enviou mais de 130 milhões de reais em emendas impositivas para a conclusão do hospital.

Acompanhe as últimas notícias de Uberlândia!

Com a nova estrutura do HC-UFU, estarão à disposição da população 22 salas de cirurgia, 65 novos leitos de Pronto-Socorro, 146 leitos de internação, 30 novos leitos de UTI, 8 novos leitos de queimados, heliponto para urgência e emergência.

×

Leia Mais

Veja também

Acompanhe nossa programação ao vivo!