“Lula está super bem”, diz Padilha após reunião com presidente

Presidente é monitorado por médicos após queda no Palácio da Alvorada no último domingo (20); viagens internacionais de Lula foram suspensas

, em Uberlândia
21/10/2024 ÀS 15H19
- Atualizado Há 5 horas atrás

O presidente Lula segue com suas atividades normais nesta segunda-feira (21), após um acidente doméstico no banheiro de sua resdiência oficial, no Palácio da Alvorada, em Brasília, onde o político caiu e bateu a cabeça no último domingo (20).

Reunião do presidente Lula com o minstro Padilha e o assessor especial Celso Amorim, nesta manhã no Palácio do Alvorada.
Reunião do presidente Lula com o minstro Padilha e o assessor especial Celso Amorim, nesta manhã no Palácio do Alvorada – Crédito: Ricardo Stuckert

Em entrevista com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, tranquilizou o público quanto à saúde do presidente, destacando que Lula está super bem, mas que, por recomendação médica, foi orientado a evitar longas viagens, como a que faria para a reunião do BRICS.

Padilha explicou que, apesar de o presidente continuar ativo, com uma agenda cheia de reuniões e despachos, os médicos recomendaram cautela neste momento, especialmente em viagens de longa duração.

“O presidente está muito bem, bastante ativo. Se o meu time do Corinthians tivesse a mesma energia que ele, não teria sido eliminado.”, brincou o ministro ao reforçar que Lula segue engajado nas atividades diárias do governo.

💻 LEIA MAIS:

Viagem do presidente para participar do BRICS foi cancelada 

A decisão de cancelar a viagem foi baseada na longa duração do voo até o país onde aconteceria a reunião, somada à necessidade de trabalhar em outro fuso horário.

Presidente é acompanhado por médicos após acidente no Palácio da Alvorada.
Presidente é acompanhado por médicos após acidente no Palácio da Alvorada – Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro Padilha afirmou que a equipe médica de Lula tem agido de forma preventiva, monitorando constantemente seu estado de saúde.

“Ele não teve perda de consciência ou desorientação durante o incidente no México, e foi o próprio presidente quem buscou ajuda logo após a queda.”, esclareceu Padilha.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Ainda de acordo com o ministro, Lula tem mantido contato com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, que está representando o Brasil no encontro do BRICS.

O presidente deve participar, de alguma forma, das discussões, seja por telefone ou videoconferência, dependendo da evolução de seu estado.

“As orientações sobre a participação do presidente estão sendo ajustadas conforme o desenrolar dos eventos”, acrescentou.

Presidente será acompanhado diariamente por médicos

Segundo Padilha, os relatórios médicos estão sendo realizados diariamente, e qualquer nova decisão sobre viagens será tomada com base nas avaliações da equipe que está cuidando do presidente da república.

“Lula está autorizado a continuar suas atividades normais no Brasil, mas qualquer deslocamento internacional está, por ora, suspenso.”, afirmou.

A equipe médica, liderada pelo doutor Roberto Kalil, seguirá acompanhando de perto a recuperação do presidente.

Lula participou de reuniões ao longo da manhã e tem mais compromissos agendados para o restante do dia, sempre respeitando as recomendações de saúde impostas por seus médicos.

*Com informações do correspondente de Brasília da TV Paranaíba, Pedro Canguçu.

Veja também

Acompanhe nossa programação ao vivo!