Luiz Henrique Borsari será o novo procurador-geral de Justiça Adjunto do MPMG

Cargo tem como função promover integração e uniformidade no Ministério Público Estadual

23/10/2024 ÀS 07H28
- Atualizado Há 2 horas atrás

O procurador de Justiça Luiz Henrique Borsari, que por muitos anos foi promotor de Justiça de Defesa do Patrimônio Público em Uberlândia, foi nomeado para o cargo de procurador-geral de Justiça Adjunto Institucional do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). A informação foi divulgada nesta terça-feira (22) pelo procurador-geral Jarbas Soares em rede social.

Ele substituirá Carlos André Bittencourt, que auxiliou na implantação do Centro de Autocomposição de Conflitos e Segurança Jurídica (Compor) do Ministério Público e nos acordos celebrados em razão das tragédias de Brumadinho e Mariana.

Jarbas agradeceu a Borsari pela disposição em ajudar a instituição em um período importante marcado pela transição para o regime de recuperação e previsão orçamentária para 2025.

Luiz Henrique Borsari
Luiz Henrique Borsari foi promotor de Justiça em Uberlândia – Foto: MPMG

Quem é Borsari?

Luiz Henrique Acquaro Borsari foi aprovado no 24º concurso para promotor de Justiça em Minas Gerais. Ele tomou posse em 1989 na comarca de Pará de Minas e foi transferido para Uberlândia. Atuou na defesa do patrimônio público e combate à improbidade administrativa como coordenador regional do patrimônio público no Triângulo Mineiro.

Luiz Borsari foi promovido a procurador de Justiça do MPMG, em Belo Horizonte, em abril deste ano ao lado de outros, até então, dois promotores de Justiça de Uberlândia, Fernando Martins e Marco Aurélio Nogueira.

Acompanhe as últimas notícias!

Borsari
Luiz Henrique Borsari foi promovido a procurador de Justiça neste ano – Foto: MPMG

Atribuições da Procuradoria Adjunta

A Procuradoria-Geral Adjunta Institucional tem como missão promover a integração entre os diversos órgãos de execução do Ministério Público Estadual, buscando maior interação entre as áreas de atuação. Um dos papéis principais é articular internamente com diferentes promotores de Justiça, prevenindo possíveis descompassos de entendimento e promovendo uniformidade de atuação, respeitada a independência funcional dos servidores

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Além disso, a PGJAI preside o Fórum Permanente de Resultados para a Sociedade, onde são discutidos temas interdisciplinares que exigem uma ação integrada do Ministério Público. Esse fórum é responsável por definir posicionamentos institucionais e emitir notas técnicas que orientam a atuação dos promotores

Outra função crucial do titular da PGJAI é a representação do chefe do Ministério Público em casos de afastamento ou impedimentos temporários, garantindo a continuidade dos trabalhos e a eficácia da atuação da instituição.

Veja também

Michele Araújo

2 horas atrás

Michele Araújo

3 horas atrás

Acompanhe nossa programação ao vivo!