Lua do veado: fenômeno vai deixar a lua maior, mais brilhante e com outra cor no próximo domingo (21)

Também conhecida como “Lua Cheia de Julho”, o fenômeno poderá ser visto em todo o mundo a olho nu

, em Uberlândia
17/07/2024 ÀS 17H19
- Atualizado Há 2 meses atrás

A céu do mundo todo vai ter um visual mais charmoso com a Lua do Veado no próximo domingo (21). O fenômeno astronômico poderá ser visto a olho nu, do pôr do sol até pouco antes do amanhecer no dia seguinte.

Também conhecida como “Lua Cheia de Julho”, aqui no hemisfério sul a lua vai aparecer baixa, mas alcançará uma posição alta no céu com o passar das horas. Diferente do hemisfério norte, onde as noites são mais curtas nesta época do ano, a lua ficará baixa, e consequentemente maior, por mais tempo.

Domingo pode ser a noite perfeita para um encontro romântico sob a luz do luar ou até mesmo uma programação em família, aproveitando que as crianças podem ficar acordadas até mais tarde nas férias escolares.

Lua do Veado fotografada
A Lua do Veado fica mais iluminada e pode ter uma coloração diferente – Foto: Vinicius A. Nascimento/Pexels

“Tá vendo aquela lua que brilha lá no céu?”

Uma das principais características da “Lua do Veado” é o fato do satélite natural ficar mais de 98% iluminado.

Então, se o céu estiver limpo e sem qualquer obstáculo, as chances são de você ter um belo espetáculo lunar no dia 21, com uma lua incrivelmente brilhante.

Além disso, pode ser que a lua mude de cor, ficando com tonalidade laranja, rosa ou vermelha. A explicação para isso é a luz da lua que, por estar mais baixa no céu, vai passar através de mais ar. Por isso, o indicado é apreciar o fenômeno bem no começo ou mais no final, quando o satélite natural estará menos alto.

No Brasil, o nascer da lua está previsto para acontecer às 18h15 de domingo e se pôr às 6h57 de segunda-feira (22). Como o horário pode alterar, existem sites e aplicativos, como o Sky Tonight, que podem ajudar a atualizar a posição da lua no momento que você está pronta para vê-la.

×

Leia Mais

Por que “Lua do Veado”?

De acordo com a NASA, a “Lua do Veado” é uma tradução de “The Buck Moon”, que é o nome usado pelos nativos norte-americanos para descrever a lua da época do ano que os veados machos estão desenvolvendo novos chifres. Normalmente, até o fim de julho os chifres dos animais estão totalmente formados e começam a endurecer.

Um animal veado com cifres já formados
No meio de julho é quando o chifre dos veados começa a se desenvolver, por isso o nome “Lua do Veado” – Foto: Steve/Pexels

Esse, porém, é apenas um dos nomes conhecidos do fenômeno lunar de julho. Também no hemisfério norte ela é chamada de “Lua de Verão do Meio Caminho” porque nasce no meio do verão. Os indígenas norte-americanos também usam “Lua do Salmão”, já que é neste mês que os peixes começam a subir o rio.

No Brasil, não há uma relação da lua com qualquer peculiaridade da época, estação ou com o desenvolvimento dos animais. Por isso, por aqui, o termo “Lua Cheia de Julho” é mais usado.

Como observar a “Lua do Veado”?

O fenômeno poderá ser visto a olho nu de todo o mundo, ainda que em algumas regiões ela esteja mais notável e brilhante.

Portanto, não há necessidade de qualquer equipamento para apreciar a beleza lunar do próximo dia 21, mas se você quiser ver a lua com mais detalhes use um par de binóculos ou um pequeno telescópio.

Caso use equipamentos, coloque algum filtro para que a luz brilhante da lua não prejudique seus olhos.

Levando em conta todas as orientações, basta atentar-se à hora, encontrar o lugar ideal para o espetáculo e apreciar a Lua do Veado!

Veja também

Acompanhe nossa programação ao vivo!