Inicio

Brasil enfrenta o desafio da preservação diante de uma lista crescente de animais em extinção

Caça ilegal, a perda de habitat, a poluição e as mudanças climáticas são apenas algumas das ameaças mais graves

29/05/2024 ÀS 13H31

- Atualizado Há 3 semanas atrás

Com uma vasta biodiversidade que abrange desde a Amazônia até os biomas costeiros, o Brasil é reconhecido como um dos países mais ricos em fauna e flora do mundo. No entanto, por trás dessa exuberância natural, esconde-se uma realidade preocupante: o crescente número de animais em extinção que paira sobre diversas espécies em território brasileiro.

Neste contexto, é fundamental compreender os desafios enfrentados pela preservação ambiental e conhecer de perto os animais que estão sob risco, para buscar soluções eficazes de conservação. A caça ilegal, a perda de habitat, a poluição e as mudanças climáticas são apenas algumas das ameaças que contribuem para o declínio alarmante de muitas espécies.

Conheça alguns dos animais em extinção no Brasil e entenda a importância de agir o quanto antes para garantir a sobrevivência dessas espécies.

Um dos animais em extinção é o boto-cor-de-rosa

Conhecido como ‘golfinho de água doce’, o boto-cor-de-rosa pertence ao bioma Amazônico e está na lista vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN), categorizado como um dos animais em extinção. Em algumas regiões da Amazônia a população desses animais foi reduzida de forma drástica, segundo estudos realizados pelo Projeto Boto (LMA/INPA) nos últimos 25 anos.

A utilização da carne do animal como isca na pesca de um bagre, resultou em sua mortalidade e, em consequência disso, o declínio populacional.

Boto-cor-de-rosa, um dos animais em extinção, em um rio com uma ilha ao fundo
O boto-cor-de-rosa é o maior golfinho de água doce do mundo — Foto: Freepik

Lobo-guará

Símbolo da nota de 200 reais e do Cerrado, o lobo-guará é um dos animais em extinção e que sofre com a degradação desse bioma. A espécie está classificada pela IUCN como de risco “vulnerável” de extinção.

Lobo guará, um dos animais em extinção, andando para a esquerda com paisagem ao fundo
Uma das causas para o risco de extinção do animal é o desmatamento das vegetações — Foto: Freepik

Onça-pintada

Na categoria vulnerável dos animais em extinção, o maior felino das Américas e carnívoro da América do Sul pode ser encontrado em diversos biomas brasileiros.

A caça ilegal, juntamente com o desmatamento que reduz seu habitat natural, são as principais ameaças que contribuem para o risco de extinção dessa espécie.

Onça-pintada encarando a câmera
A onça-pintada é um mamífero da Ordem Carnivora e Família Felidae — Foto: Freepik

Ararajuba

Essa ave verde e amarela tem predominância no bioma amazônico e geralmente vivem em bandos. Ela é classificada como vulnerável pela IUCN e sofre o tráfico e o desmatamento na região da Amazônia.

Ararajuba em galho de árvore
A ave prefere viver em terra firme e altitude baixa — Foto: Freepik

Diante desse cenário preocupante, é fundamental que governos, organizações não governamentais e a sociedade se unam em prol da conservação da biodiversidade brasileira. Com atitude e colaboração de todo o planeta, será possível garantir um mundo onde as gerações futuras possam desfrutar da riqueza natural que o Brasil tem a oferecer.

Veja também

Acompanhe nossa programação ao vivo!