Liga dos Campeões: Gaeco apura lavagem de dinheiro e tráfico no futebol amador de Uberlândia

Operação Liga dos Campeões é realizada na manhã desta terça-feira (13) contra investigados ligados a times de futebol amador da cidade

13/08/2024 ÀS 08H24
- Atualizado Há 1 mês atrás

O Grupo de Atuação de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) em Uberlândia cumpre, nesta terça-feira (13), 27 mandados judiciais. A Operação Liga dos Campeões apura crimes de lavagem de dinheiro e tráfico no futebol amador de Uberlândia.

lavagem de dinheiro e tráfico no futebol amador de Uberlândia
Mandados são cumpridos contra suspeitos de lavagem de dinheiro e tráfico no futebol amador de Uberlândia – Foto: MPMG/Divulgação

Os investigados são 17 pessoas físicas e 15 empresas, suspeitas de estarem sendo usadas pelos integrantes da organização criminosa para as práticas ilegais, em especial o tráfico de drogas na cidade.

A operação conta com o apoio de 110 agentes públicos do MPE, Polícia Civil e Militar para cumprimento de 27 mandados de busca e apreensão. Foram apreendidos diversos materiais como joias, veículos e munições de arma de fogo.

Também é investigado o desmembramento e venda de lotes clandestinos, considerado crime contra a Administração Pública, conforme previsto no artigo 50 da lei federal de Parcelamento do Solo Urbano.

lavagem de dinheiro e tráfico no futebol amador de Uberlândia
Drogas, dinheiro e joias foram apreendidas na operação do Gaeco – Foto: MPMG/Divulgação

Lavagem de dinheiro e tráfico no futebol amador de Uberlândia

Segundo as primeiras informações do Ministério Público Estadual (MPE), durante as investigações o Gaeco apurou que os investigados ostentam patrimônio incompatível com as atividades profissionais desempenhadas.

×

Leia Mais

A principal suspeita é de que o grupo criminoso pratica lavagem de dinheiro e tráfico no futebol amador de Uberlândia, dissimulando os bens por meio da movimentação financeira de veículos de luxo e patrocínios às agremiações amadoras da cidade.

A apuração do Gaeco começou há cerca de dois anos e envolve, diretamente, pelo menos duas agremiações que disputam o Campeonato Amador de Uberlândia, organizado pela Liga Uberlandense de Futebol (LUF).

O Paranaíba Mais procurou a entidade esportiva para se manifestar sobre a investigação que apura os crimes de lavagem de dinheiro e tráfico no futebol amador de Uberlândia e aguarda retorno.

Entre os alvos da operação Liga dos Campeões, há dirigentes dos times e empresas patrocinadoras gerenciadas pela organização investigada.

As investigações continuam em andamento e uma coletiva de imprensa será realizada ainda na manhã desta terça (13) para mais detalhes sobre a operação.

 

Veja também

Acompanhe nossa programação ao vivo!