Inicio

Lei estadual que garante suporte pedagógico a estudantes autistas entra em vigor

Nova legislação foi sancionada nesta sexta-feira (28); além de estudantes autistas, regras beneficiam ainda alunos superdotados na rede pública

29/06/2024 ÀS 10H10

- Atualizado Há 3 dias atrás

Foi publicada nesta sexta-feira (28), no Diário Oficial Minas Gerais, a Lei 24.844, que beneficia estudantes autistas ou superdotados nas instituições de ensino públicas da rede estadual.

Com a sanção do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, a rede de ensino ficou obrigada a disponibilizar professores e profissionais especializados para suporte pedagógico desses estudantes.

Além disso, a lei determina o auxílio em atividades cotidianas relacionadas à higiene, alimentação e locomoção, inclusive nos conservatórios estaduais de música.

Estudantes autistas, com deficiência ou superdotados devem receber atendimento especializado nas instituições de ensino do Estado  – Foto: Guilherme Dardanhan

Ainda conforme as novas regras, o atendimento aos estudantes deve incluir:

            • Formação continuada dos professores
            • Disponibilização de profissionais de apoio
            • Adaptação de tarefas escolares
            • Flexibilização de horários
            • Fomento à permanência dos alunos nas escolas
            • Oferta de serviços e recursos de acessibilidade
            • Atendimento educacional especializado em salas de recursos multifuncionais

Para o atendimento educacional especializado, as escolas estaduais devem considerar a situação individual e o perfil único de cada estudante, bem como suas características biopsicossociais e faixa etária, com o objetivo de garantir a dignidade humana, a busca pela identidade própria e o desenvolvimento da capacidade de exercer a cidadania e a participação social, política e econômica dos alunos.

Estudantes autistas e de altas habilidades

A nova legislação que trata do atendimento de estudantes com deficiência, transtorno do espectro autista (TEA) e altas habilidades ou superdotação originou-se do Projeto de Lei 1.235/23, do deputado Ulysses Gomes (PT), aprovado pelo Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em 28 de maio.

A lei já está em vigor.

×

Leia Mais

Veja também

Acompanhe nossa programação ao vivo!