Self-service orgânico: lavoura de morango, em São Gotardo, fica aberta aos visitantes até agosto

A visitação começa em junho e vai até agosto; pessoas vão de toda região para colher o morando e comer a fruta direto do pé

Juliana Leal e Rafael Ribeiro
, em Uberlândia
21/07/2024 ÀS 12H23
- Atualizado Há 2 meses atrás

Não é um programa comum, mas é altamente recomendado por quem já experimentou o passeio. A lavoura de morango, que fica em São Gotardo, cidade do Alto Paranaíba, já está aberta para visitação desde junho e permanece recebendo o público até agosto.

São cinco hectares de morangos plantados, o que equivale a 350 mil pés da fruta. O projeto de visitação existe há 25 anos e já é muito conhecido pelos moradores do município. Aos poucos, porém, a fama do “self-service orgânico” a céu aberto se espalha pela região. Hoje, cerca de 80% dos visitantes vêm de outras cidades.

Plantação de morango em São Gotardo, Minas Gerais
A plantação de morangos começou a receber visitação a partir de junho e segue até agosto com as portas abertas – Foto: TV Paranaíba/reprodução

Morango direto do pé

Comer morango não é novidade para ninguém. Apesar de, normalmente, ter o preço mais elevado que outras frutas no supermercado, ele sempre está presente nas prateleiras.

Em São Gotardo, quatro produtores se uniram para fundar o projeto de plantação e visitação. O que eles oferecem de especial é justamente a experiência – essa sim, bem exclusiva – de poder colher o morango e comê-lo fresquinho, direto do pé.

A propriedade fica a 5 quilômetros do centro de São Gotardo. Por lá, são plantados morangos da qualidade Dover, que tem características como acidez, a cor vermelha intensa, o sabor forte e o tamanho grande.

Morangos que são plantados em São Gotardo
O tamanho e o sabor são as características que mais chamam a atenção do público – Foto: TV Paranaíba/reprodução

A variedade do fruto é mais comuns em regiões frias. De acordo com a Mariane Resende, que é consultora de marketing da lavoura, o período de calor intenso dos últimos meses prejudicou a produção e, consequentemente, a visitação no local. “Muitas pessoas se questionam o porquê da lavoura ter que fechar alguns dias. Porque a maturação depende totalmente do clima, então, nesse ano principalmente, os produtores estão passando por uma dificuldade muito grande. Era para estar muito mais frio, o que aumenta a produtividade. Então, esse ano, está com baixa produtividade e aí fica a semana inteira fechada justamente para madurar naturalmente”, explicou.

×

Leia Mais

Ainda assim, a beleza e sabor do fruto, que é orgânico, chamam a atenção da maioria dos visitantes. A Dayane Jennyfer é vendedora, mas aproveitou o domingo de folga para levar toda a família para um piquenique na plantação de morango. “É um lugar bacana que a gente tirou um tempo para ter com a família. Eles [as crianças] estão adorando!”.

Criança comendo morango e sorrindo para a câmera
Até as crianças se divertem e saboreiam morangos na plantação de São Gotardo – Foto: TV Paranaíba/reprodução

Além da experiência, é sempre bom reforçar que o morango é super saudável. Originária da Europa, a fruta é rica em vitaminas C, A, B5 e B6. Além de cálcio, potássio, ferro, selênio e magnésio.

Visitação

O campo de morangos fica aberto a visitação até o mês de agosto, apenas aos domingos, das 7h às 17h30.

Quem visitar a propriedade pode escolher como quer saborear os morangos. Existe a opção “self-service”, na qual a pessoa pode comer à vontade pagando R$ 25. É permitido levar acompanhamentos como leite condensado, chocolate ou outras frutas.

Já quem não pode ficar muito tempo na lavoura ou quer levar mais pra casa, a melhor opção é comprar no quilo, pagando R$ 45 pelo quilo do morango.

Veja também

Acompanhe nossa programação ao vivo!