Pai de jovem queimado em incêndio criminoso desabafa: “Não tem explicação o que está acontecendo”

Vítima de 18 anos foi atingida pelas chamas quando ajudava a família a controlar o fogo na zona rural de Uberlândia; homem também foi socorrido

13/09/2024 ÀS 10H27
- Atualizado Há 3 semanas atrás

Maurício Donizete Silva, morador da zona rural de Uberlândia, tem presenciado uma cena cruel nas últimas semanas em Uberlândia, vendo os incêndios florestais devastarem a moradia da família. Para agravar a situação, o filho dele teve metade do corpo queimado. O jovem queimado em incêndio criminoso, de apenas 18 anos, tentava ajudar a apagar o fogo.

jovem tem corpo queimado na fazenda nova tangara
Jovem queimado em incêndio criminoso teve metade do corpo atingindo pelas chamas – Imagem: Arquivo pessoal

Os incêndios ocorrem há cerca de três semanas na região da Fazenda Nova Tangará. De acordo com os moradores, os focos são controlados, mas acaba surgindo outros. As chamas já destruíram pastagens, propriedades rurais e causaram a morte de diversos animais.

Na tarde desta quinta-feira (12), o estudante Pompilho Dias Silva ajudava a família e vizinhos a proteger a propriedade, quando foi atingido pelas chamas. O pai dele conversou com o jornalismo da TV Paranaíba e relatou o desespero.

Pai de jovem queimado em incêndio criminoso desabafa
Maurício também precisou de atendimento ao inalar fumaça tentando resgatar o filho – Foto: TV Paranaíba/Reprodução

“Já tinha queimado grande parte da nossa região e ele foi combater. Com o vento e o fogo alto demais, ele caiu e o fogo voou por cima, queimando 52% do corpo. Ele conseguiu levantar e procurou ajuda”, contou.

➡️Acompanhe as últimas notícias de Uberlândia!

×

Leia Mais

Jovem queimado em incêndio criminoso

O morador também precisou de atendimento porque inalou fumaça durante o combate ao fogo. Por isso, teve dificuldades de socorrer o filho rapidamente, pois não estava consciente para dirigir. Foram os vizinhos que socorreram as vítimas e levaram para atendimento médico.

Moradores da Fazenda Nova Tangará pedem ajuda para acabar com o fogo. - Foto: Alessandra Fernandes
Moradores viram suspeito ateando fogo em propriedade nesta quinta-feira (12)- Foto: Alessandra Fernandes

O pai passa bem, mas o jovem está em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU), intubado. “Só Deus para nos ajudar no momento. Ele está sedado e intubado. Estamos buscando melhoras e nossa fé em Deus”.

📲 Clique aqui e siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Os moradores da região alegam que o incêndio desta quinta foi criminoso. Uma vizinha da família Silva relatou ao Paranaíba Mais que, por volta de 13h40, um motociclista foi visto ateando fogo na pastagem de outro vizinho. A partir daí, o fogo se alastrou rapidamente.

Donizete mora no local há 12 anos e foi a primeira vez que vivenciou uma temporada de queimadas tão grave.

“Larguei tudo o que eu tinha lá. Não era possível conter incêndio, todo recurso ali está sendo pouco. É isso que, como se diz, é possível acontecer para o ser humano ter consciência das queimadas, porque não tem explicação o que está acontecendo no nosso mundo hoje. Até na zona rural, todo lugar, o incêndio não tem explicação”, desabafou.

O Corpo de Bombeiros foi procurado para mais informações sobre os trabalhos de combate aos incêndios na região rural, mas a ocorrência ainda estava aberta. O Paranaíba Mais aguarda retorno.

* Com informações de Vinícius Lemos, da TV Paranaíba. 

Veja também

Michele Araújo

16 minutos atrás

Michele Araújo

16 minutos atrás

Michele Araújo

16 minutos atrás

Acompanhe nossa programação ao vivo!