Incêndio no Parque Estadual do Pau Furado chega ao 5º dia com ações de combate

Corpo de Bombeiros está com cerca de 40 militares no local desde a madrugada deste sábado (7); parque ficará temporariamente fechado

07/09/2024 ÀS 14H50
- Atualizado Há 1 semana atrás

As ações de combate ao incêndio no Parque Estadual do Pau Furado, em Uberlândia, chegaram ao quinto dia neste sábado (7).

Desde a madrugada, 39 militares do Corpo de Bombeiros estão no local, trabalhando para conter o avanço das chamas. Às 5h da manhã, as equipes chegaram ao posto de comando e, após uma reunião estratégica, foram deslocadas para a linha de frente de combate ao fogo.

Incêndio no Parque Estadual do Pau Furado
Incêndio no Parque Estadual do Pau Furado já dura 5 dias com trabalhos de rescaldo – Foto: Aniceto/brigadista voluntário

O incêndio no Parque Estadual do Pau Furado já causou grandes estragos na vegetação nativa de cerrado, comprometendo a biodiversidade da reserva ambiental.

As condições climáticas adversas em Uberlândia, incluindo a onda de calor e baixa umidade relativa do ar, têm dificultado ainda mais o trabalho dos brigadistas.

Também auxiliam no combate, além dos bombeiros, policiais militares, brigadistas voluntários, servidores do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e funcionários da gestão ambiental da unidade de conservação.

Parque fechado e doações

Em razão do grave incêndio florestal que devasta a vegetação e ameaça as espécies, a unidade de conservação ficará temporariamente fechada. Segundo a administração da reserva, a reabertura será feita após o combate e avaliação dos danos.

Acompanhe as últimas notícias de Uberlândia!

Incêndio no Parque Estadual do Pau Furado
Parque ficará fechado temporariamente para avaliação dos danos – Foto: Aniceto/brigadista voluntário

A Associação para Gestão Socioambiental do Triângulo Mineiro (Angá) fez um apelo por doações de equipamentos de proteção individual (EPIs), abafadores, bombas costais, água e alimentos para as equipes na linha de frente.

Neste sábado informou, no entanto, que o estoque de água aos brigadistas já está suficiente e não é necessário mais receber doações do item.

Entenda o incêndio no Parque Estadual do Pau Furado

Dois focos de incêndios começaram nas imediações do parque na última segunda-feira (2).

No dia seguinte, os brigadistas e administração do parque começaram a auxiliar nos trabalhos de contenção do fogo.

×

Leia Mais

Mesmo com todo o esforço, as chamas acabaram se alastrando e atingiram a área interna da reserva ambiental na última quarta-feira (4).

O biólogo e um dos diretores da Angá, Gustavo Malacco, está na linha de frente de combate e tem atualizado em suas redes sociais o cenário do incêndio no Parque Estadual do Pau Furado todos os dias.

Nesta sexta (6), ele informou que a situação havia começado a melhorar com poucos focos de incêndio e com um trabalho intenso de rescaldo dentro do parque.

“Estamos no 4º dia de combate e felizmente o cenário está bem melhor. Ao menos dentro do parque, o incêndio praticamente acabou. O que tem é o rescaldo, porque o solo ainda fica queimando e isso é um trabalho para os próximos dias”, comentou.

📲 Clique aqui e siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Risco de novos focos

Ainda segundo o biólogo, a maior preocupação está em outra área do parque na região de Araguari. Pois havia um incêndio em uma área de usina com risco de entrar para o parque novamente, em um bloco de muita vegetação.

O combate ao incêndio no Parque Estadual do Pau Furado conta ainda com apoios de aeronaves dos Bombeiros exclusivas para esse tipo de combate a incêndios florestais.

Incêndio no Parque Estadual do Pau Furado
Área queimando nas proximidades do parque, porém em Araguari, preocupa gestão da reserva ambiental – Foto: Aniceto/brigadista voluntário

Veja também

Acompanhe nossa programação ao vivo!