Incêndio no Parque do Pau Furado: brigadistas voluntários são convocados para ajudar no combate

Associação que atua na gestão ambiental do parque em Uberlândia também pede doações

05/09/2024 ÀS 07H28
- Atualizado Há 2 semanas atrás

O incêndio no Parque do Pau Furado, localizado entre Uberlândia e Araguari, tem mobilizado bombeiros, polícia ambiental, brigadistas e voluntários na tentativa de controlar as chamas na manhã desta quinta-feira (5).

Incêndio no Parque do Pau Furado
Incêndio no Parque do Pau Furado destrói biodiversidade do cerrado em Uberlândia – Foto: PMMG

As chamas começaram na última segunda-feira (2) às margens do Rio Araguari e, durante a tarde desta quarta, se alastraram para dentro da unidade de conservação estadual. Desde 2017, um incêndio no Parque do Pau Furado, considerado de grandes proporções, não era registrado.

Acompanhe as últimas notícias de Uberlândia!

A Angá, associação responsável pela gestão ambiental do parque, fez um apelo nas redes sociais por mais ajuda, solicitando a presença de brigadistas voluntários experientes para reforçar as operações de combate ao fogo.

Incêndio no Parque do Pau Furado
PM ambiental faz mapeamento da área destruída pelas chamas – Foto: PMMG

O ponto de encontro ocorre no Posto de Comando e Controle na Tenda do Moreno, na Estrada do Pau Furado, a partir desta manhã.

Além de pessoal treinado, a associação destacou a necessidade do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), abafadores, bombas costais, além de doações de água e alimentos para sustentar a equipe que vai trabalhar na linha de frente do combate.

A Polícia Militar de Meio Ambiente fará, ainda nesta manhã, um mapeamento da área para enviar as informações aos órgãos ambientais fiscalizadores, como Polícia Civil e Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente.

📲 Clique aqui e siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

×

Leia Mais

Força-tarefa de combate ao incêndio no Parque do Pau Furado

No combate ao incêndio no Parque Pau Furado, o efetivo empregado foi dividido entre duas frentes de controle, sendo área de amortecimento e a área do parque.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, há 30 militares trabalhando no local, lotados nos batalhões de Uberlândia e Araguari. Além disso, dois brigadistas do parque e 12 agentes do Instituto Estadual de Florestas (IEF), chegaram na tarde de ontem no parque.

A força-tarefa ainda é composta por viaturas, caminhões-pipa, caminhonetes, microônibus, além do apoio aéreo do helicóptero da PM.

Notícia em atualização. 

Veja também

Acompanhe nossa programação ao vivo!