Incêndio de grandes proporções atinge áreas de moradia e preservação ambiental em Uberlândia

O incêndio de grandes proporções que devastou Uberlândia destaca a urgência em proteger áreas de preservação ambiental e os desafios enfrentados pelas equipes de resgate no combate a desastres naturais

04/09/2024 ÀS 18H29
- Atualizado Há 2 semanas atrás

O Corpo de Bombeiros continua no combate a um incêndio de grandes proporções nas proximidades do Parque Pau Furado e do bairro Morumbi, em Uberlândia. Na tarde desta quarta-feira (4), as chamas se alastraram e invadiram o parque estadual.

No início da manhã de hoje, o fogo estava concentrado nas proximidades do parque e militares, brigadistas do parque e florestais, a Polícia Militar com o apoio do helicóptero da PM e voluntários estavam trabalhando para controlar as chamas.

O incêndio estava inicialmente concentrado na zona de amortecimento do parque, que é uma área de conservação no entorno. De acordo com testemunhas, o fogo começou em fazendas particulares, próximo à captação de Capim Branco e ao Rio Araguari.

Em entrevista a TV Paranaíba, durante o programa Balanço Geral, o Aspirante Matheus Padua, do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, informou que os bombeiros estão monitorando a situação e por volta de 12h, as chamas já estavam sendo controladas pelos profissionais. 

“A situação está mais controlada, ainda que as condições climáticas sejam bem desfavoráveis nesse momento. Mas pelos trabalhos que foram feitos pela manhã, pelo esforço empenhado naquele local, a gente conseguiu controlar e estamos sob trabalho de monitoramento no Parque do Pau Furado”, explicou o bombeiro.

No período da tarde, o Parque do Pau Furado foi atingido pelo incêndio e os Bombeiros estão atuando para controlar a situação novamente. Ainda não tem informação de quantos hectares foram atingidos pelo fogo. Confira as imagens capturadas pelo helicóptero dos bombeiros:

Acompanhe as últimas notícias de Uberlândia!

Em 2017, o Parque Estadual do Pau Furado viveu o maior incêndio da história

O Parque Estadual do Pau Furado já havia enfrentado um incêndio devastador em julho de 2017. – Foto: Caroline Aleixo

O Parque Estadual do Pau Furado enfrentou o maior incêndio de sua história em 2017. O fogo devastador consumiu cerca de 300 hectares, o equivalente a 40% da reserva florestal no perímetro de Uberlândia.

A operação de combate contou com a mobilização de 60 militares do 36º Batalhão de Infantaria Motorizado, 11 bombeiros e oito brigadistas do Instituto Estadual de Florestas (IEF). O helicóptero Pégasus da Polícia Militar sobrevoou a área para avaliar e direcionar as equipes.

O IEF e os bombeiros foram acionados no início da tarde de sábado, 29 de julho. No entanto, o incêndio se alastrou rapidamente, o que levou ao reforço das equipes no domingo, 30 de julho. O helicóptero da PM também foi utilizado com o “Bambi Bucket” para retirar água de rios e represas. O incêndio iniciou às margens da rodovia, e suspeitas indicavam que poderia ter sido causado por alguém queimando lixo ou jogando um cigarro aceso.

×

Leia Mais

Incêndio também atinge a BR-365 em Uberlândia

Na zona leste de Uberlândia, um incêndio devastador começou durante o horário de almoço desta quarta-feira (4), consumindo 4 hectares de vegetação às margens da BR-365 e se espalhando por mais 4 hectares de um viveiro adjacente.

Imagens capturadas pelos drones da Digital Drones mostram o incêndio se espalhando. Assista ao vídeo:

O fogo, que começou nas proximidades do bairro Morumbi, causou danos significativos, incluindo a destruição de centenas de palmeiras e gerando uma perda estimada em meio milhão de reais. O proprietário do viveiro, que optou por não conceder entrevista, reportou o prejuízo a equipe de jornalismo da TV Paranaíba.

A densa fumaça gerada pelo incêndio comprometeu a visibilidade dos motoristas na rodovia. Imagens capturadas por moradores e drones mostraram uma grande cortina de fumaça cobrindo a área afetada. 

Para conter o avanço das chamas, o Corpo de Bombeiros empregou a técnica de combate “fogo contra fogo”, devido à vegetação rasteira nas margens que facilitava a propagação do incêndio. 

📲 Clique aqui e siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

A situação continua sendo monitorada para evitar novos focos e mitigar os danos.

Veja também

Acompanhe nossa programação ao vivo!