Um homem que participava de um esquema de pedofilia foi preso em Patos de Minas, nesta quinta-feira (31).
A iniciativa, que visa combater o abuso sexual infantil, é liderada pelo Ministério Público de São Paulo, Gaeco e pela Polícia Civil do estado, com o apoio de agências internacionais como a Homeland Security Investigations (HSI) dos Estados Unidos.
A ação faz parte da operação “Lobo Mau”, que tem o objetivo de desarticular uma extensa rede criminosa dedicada à produção, armazenamento e distribuição de material de abuso sexual infantil, conhecido como CSAM (Child Sexual Abuse Material).
LEIA MAIS:
- Vídeo erótico surpreende paciente na recepção de hospital em Patos de Minas
- Pai é suspeito de estuprar filha de 5 anos em Patos de Minas
- Jovem é morto a tiros em frente ao próprio bar em Patos de Minas
Homem preso em Patos de Minas fazia parte de esquema de abuso sexual infantil
Durante as diligências, foram expedidos 94 mandados de busca e apreensão, além de um mandado de prisão, abrangendo 20 estados e o Distrito Federal.
De acordo com as investigações, Minas Gerais é o segundo estado com maior número de investigados e mandados.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp
Até o momento, a identidade do suspeito preso em Patos de Minas não foi divulgada.
Criminosos agiam nas redes sociais
Segundo o Ministério Público, muitos deles criavam perfis falsos nas redes sociais, se passando por crianças e adolescentes. Utilizando diferentes plataformas digitais, esses criminosos se aproximavam de suas vítimas para induzi-las a produzir conteúdo sexual.
O material gerado era então compartilhado em grupos fechados de aplicativos de mensagens, como Telegram, Instagram, Signal e WhatsApp, além de ser disseminado em jogos populares como Roblox.