Inicio

Guia rápido para os fãs dos campeonatos de futebol brasileiro

Os campeonatos de futebol mais importantes no Brasil são aqueles que atraem a atenção nacional e internacional

31/05/2024 ÀS 16H16

- Atualizado Há 1 mês atrás

No cenário nacional, alguns campeonatos de futebol se destacam por sua relevância e impacto no país. São competições que atraem olhares de fãs e especialistas de todo o mundo, afinal, o futebol brasileiro é considerado um dos esportes mais disputados do planeta.

A seguir estão os principais campeonatos de futebol no Brasil que você não pode perder.

Campeonatos de futebol – Brasileirão

Dentre os campeonatos de futebol, o Brasileiro – também chamado de Brasileirão – é a principal competição de pontos corridos do país e consiste em quatro divisões: A, B, C e D. A primeira edição oficial foi realizada em 1971 no formato de mata-mata, e adaptado em 2002 para o campeonato de pontos corridos, conhecido como ‘todos contra todos’.

O Campeonato Brasileiro Série A é amplamente considerado o mais assistido entre as quatro divisões do futebol nacional, afinal, reúne os 20 principais times do país em uma competição acirrada e de alto nível.

Jogadores do Palmeiras levantando a taça do Brasileirão 2023
Palmeiras conquista o 12º título e aumenta vantagem como maior campeão nacional — Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

O Palmeiras é o maior campeão do Brasileirão de forma isolada, somando 12 títulos na bagagem. Na sequência, Santos e Flamengo com oito, Corinthians com sete e São Paulo com seis.

Copa do Brasil

Diferente do Campeonato Brasileiro, a Copa do Brasil é disputada no formato de mata-mata, onde equipes de diferentes regiões e níveis competitivos se encontram em confrontos diretos. A classificação dos times depende da colocação do clube nos campeonatos estaduais e nacionais.

A participação de clubes de menor expressão torna a Copa do Brasil uma verdadeira vitrine para esses clubes e uma chance de glória para os gigantes do futebol nacional.

Jogadores do São Paulo levantando a taça da Copa do Brasil 2023
Após empatar com o Flamengo, São Paulo é campeão da Copa do Brasil 2024 — Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net

Com seis taças, o maior campeão da Copa do Brasil é o Cruzeiro. O segundo maior campeão é o Grêmio com cinco títulos, enquanto Palmeiras e Flamengo seguem atrás com quatro troféus.

Campeonatos Estaduais

Além dos campeonatos de futebol nacionais, existem os regionais, que são separados por estado. Dentre os que detêm maior média de público estão o Campeonato Carioca, Paulista, Mineiro, Gaúcho e Pernambucano.

Esses torneios estaduais são fundamentais para o futebol brasileiro, pois não apenas mantêm vivas as rivalidades locais e regionais, mas também oferecem um palco para o surgimento de novos talentos que pertencem a equipes de menor expressão no cenário do futebol nacional.

Jogadores do Ituano levantando a taça do Paulistão 2024
Ituano bate o Santos nos pênaltis e se sagra campeão paulista de 2014 — Foto: Miguel Schincariol/Reprodução – X (ituanooficial)

Dentre os times de menor expressão que se destacaram em seus estados está o Ituano, que se sagrou campeão paulista em 2014, batendo o Santos de Gabigol nos pênaltis.

Campeonato Mineiro

Dentre os campeonatos de futebol, o Mineiro é a principal competição de futebol do estado de Minas Gerais. Organizado pela Federação Mineira de Futebol (FMF), o torneio reúne clubes de várias divisões do futebol mineiro. O campeonato é composto por dois níveis principais: o Módulo I e o Módulo II, sendo este último considerado como um segundo nível. Existe ainda, abaixo do Módulo II, a Segunda Divisão, que equivale ao terceiro escalão estadual.

A elite do Campeonato Mineiro, ou Módulo I, geralmente é realizada nos meses de janeiro e fevereiro. Os jogos do Módulo II ocorrem em datas variadas, mas normalmente acontecem no meio do ano. O terceiro escalão estadual costuma ser disputado entre agosto e novembro.

Os melhores colocados do Módulo I garantem vagas em competições nacionais, como a Copa do Brasil e, dependendo do regulamento e da classificação, na Série D do Campeonato Brasileiro.

Os dois melhores colocados no Módulo II, sobem para a elite, enquanto os dois piores no Módulo I, são rebaixados.

Veja também

Acompanhe nossa programação ao vivo!