Inicio

Greve: UFU suspende calendário acadêmico nos campi

A proposta de suspensão foi votada na reunião do Conselho Universitário da UFU (Consun), nesta quarta-feira (12)

Redação

, em Uberlândia

13/06/2024 ÀS 07H14

- Atualizado Há 3 semanas atrás

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) comunicou nesta quarta-feira (12) a suspensão do calendário acadêmico do semestre para os cursos de graduação presenciais.

Interrupção também contempla o calendário letivo 2024 da Escola de Educação Básica (ESEBA) e a Escola Técnica de Saúde (ESTES).

A proposta foi votada na reunião do Conselho Universitário da UFU (Consun), com 94 votos favoráveis, 54 contrários e 2 abstenções. O Conselho Universitário é o órgão responsável por traçar a política universitária que orienta a UFU em todas as suas ações.

Conforme o discutido e estabelecido em minuta, atividades acadêmicas ligadas ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, ao Programa de Educação Tutorial (PET), estágios e outras ações que, se interrompidas, prejudicariam a comunidade em relação a prazos de bolsas, editais e atendimento a agências de fomento serão mantidas.

Os cursos de pós-graduação seguem normalmente e os cursos de graduação que mantém um calendário acadêmico especial também, como o de medicina. Atividades de pesquisa e extensão também continuam.

×

Leia Mais

Suspensão ocorre como um desdobramento da greve dos docentes e técnicos-administrativos em educação (TAEs) no calendário acadêmico, que já dura três meses. Das 30 unidades acadêmicas, 25 estavam quase totalmente paralisadas.

As propostas para reposição do calendário acadêmico deverão ser discutidas pelo Conselho Universitário da UFU ao final do período de greve.

Assista na íntegra a reunião:

Protesto

Ainda na mesma semana que a decisão, docentes e técnicos realizaram um ato de protesto na manhã de terça-feira (11), em Uberlândia. Em reivindicação, as portarias do campus Santa Mônica foram fechadas.

As entradas de veículos também ficou interditada, o que impossibilitou o funcionamento do transporte dos ônibus intercampi no início da manhã.

O transporte dos alunos, o transporte de alimentos e veículos de infraestrutura para o evento do Ministro Silvio Almeida, que estava marcado para o mesmo dia, continuaram funcionando com o monitoramento dos grevistas.

A situação foi normalizada próximo das 12h.

Protesto no campus UFU
Ainda durante a mesma semana, técnicos, docentes e apoiadores realizaram a paralisação da entrada de veículos como forma de protesto – Foto: Redes Sociais

O que os servidores da UFU reivindicam?

Os técnicos administrativos em educação da UFU estão em greve desde o dia 18 de março.

Representantes do movimento grevista afirmam que a categoria não obteve reajustes no período entre 2015 e 2023, sendo que o valor concedido pelo governo nesse último ano, no valor de 9%, não cobre as perdas salariais, que podem chegar a 34%.

Os grevistas consideram ainda que as propostas do governo até então apresentadas não são satisfatórias.

Confira na íntegra a nota do Gabinete da Reitor

O Conselho Universitário da Universidade Federal de Uberlândia, reunido em sessão extraordinária na tarde desta quarta-feira, dia 12 de junho, decidiu pela suspensão do calendário acadêmico referente ao semestre 2024/1 dos cursos de graduação presenciais e do calendário do ano letivo de 2024 da Escola de Educação Básica (ESEBA) e da Escola Técnica de Saúde (ESTES). Os cursos de pós-graduação oferecidos pela instituição não foram afetados -pela referida decisão. Atividades de pesquisa e extensão continuam acontecendo. O período de suspensão prossegue até o final da greve deflagrada no âmbito da UFU.

Veja também

Acompanhe nossa programação ao vivo!