Fim da linha! Confira como ficou o fim do Brasileirão 2024

Brasileirão teve despedida agitada com Botafogo campeão, despedida de Gabigol e possível demissão de técnico

, em Uberlândia

O Brasileirão 2024 chegou ao fim neste domingo (8), consagrando Botafogo como campeão brasileiro após 29 anos sem o título. O campeonato ainda contou com despedida de Gabigol do Flamengo, demissão de Fernando Diniz do Cruzeiro e rebaixamento do Athletico-PR para a série B.

➡️ Acompanhe as últimas notícias do Esporte!

Brasileirão 2024 chegou ao fim após 8 meses de competição - Crédito: Lívia Villas Boas/CBF
Brasileirão 2024 chegou ao fim após 8 meses de competição – Crédito: Lívia Villas Boas/CBF

A 38ª rodada do Brasileirão

Na última rodada do Campeonato Brasileiro, o Fortaleza derrotou o Internacional por 3 a 0, garantindo uma vitória em casa e terminando o campeonato em quarto lugar.

O Cruzeiro, por sua vez, venceu o Juventude por 1 a 0, jogando fora de casa, e se manteve na disputa pela última vaga na Libertadores de 2025. Porém, o Bahia também fez sua parte, superando o Atlético-GO por 2 a 0 e garantindo a classificação para a fase de grupos da sul-americana.

O Botafogo, que já havia sido campeão da Libertadores, sagrou-se o grande campeão ao vencer o São Paulo por 2 a 1. O gol do título, marcado por Gregore no último minuto, já não era mais necessário, pois o empate já havia sido suficiente para garantir o Fogão na liderança, sem risco de ser alcançado pelo Palmeiras.

Já o Bragantino fez uma disparou sobre o Criciúma, vencendo por 5 a 1 e garantindo a permanência na Série A. O Atlético-MG venceu o Athletico-PR por 1 a 0 e livrou o time mineiro do rebaixamento e selou a queda do time paranaense, rebaixado para a Série B.

No confronto entre Flamengo e EC Vitória, o empate de 2 a 2 não teve grandes implicações para a classificação, mas marcou a despedida de Gabigol. O Vasco da Gama conquistou a vitória fora de casa, vencendo o Cuiabá por 2 a 1, enquanto o Fluminense, que também escapou da zona de rebaixamento, venceu o Palmeiras por 1 a 0.

Por fim, o Corinthians goleou o Grêmio por 3 a 0, em um resultado expressivo fora de casa.

Leia mais:

A despedida de Gabigol

O fim do Campeonato Brasileiro de 2024 também marcou a despedida de Gabigol do Flamengo. Após o empate por 2 a 2 contra o Vitória, o atacante encerrou sua trajetória de seis anos no clube, marcando seu 161º gol com a camisa rubro-negra. A partida foi repleta de homenagens no Maracanã.

Gabigol recebeu uma placa personalizada das mãos de Rodolfo Landim, com uma imagem do jogador e o ingresso da partida de despedida. Após o recebimento, o atacante cumprimentou os dirigentes, mas preferiu se afastar rapidamente para celebrar com a torcida, evitando posar para fotos ao lado de Landim, Bruno Spindel e Marcos Braz, que também participaram da homenagem.

A torcida demonstrou imenso carinho por Gabigol, preparando mosaicos e bandeiras com momentos marcantes de sua passagem pelo clube. Muitos torcedores fizeram fila para comprar copos personalizados, com o nome de Gabigol estampado no ingresso da partida.

Considerado um dos maiores ídolos da história do Flamengo, Gabigol é o sexto maior artilheiro do clube, com 161 gols e 43 assistências em 308 jogos. Durante sua passagem, conquistou 13 títulos, incluindo duas Libertadores, dois Brasileiros, duas Copas do Brasil, duas Supercopas do Brasil, uma Recopa Sul-Americana e quatro estaduais.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

A demissão de Fernando Diniz

A 38ª rodada do Brasileirão também foi marcada pela surpresa demissão de Fernando Diniz do time do Cruzeiro.

Após a derrota pelo Racing na final da sul-americana 2024, o Cruzeiro terminou sua temporada do Brasileirão em 7º lugar com 52 pontos e, apesar da vitória em cima do Juventude, ele não garantiu sua vaga na Libertadores de 2025.

O ex-jogador e atual treinador, Fernando Diniz, soube através da imprensa que o clube mineiro não o queria mais em seu comando: “Me sinto muito desrespeitado”.

O time ainda não postou a nota oficial da demissão.