FGTS: lucros de 2023 serão distribuídos até o final de agosto

Recebem uma porcentagem os trabalhadores com contas ativas ou inativas que possuíam saldo até 31 de dezembro de 2023

Redação
, em Uberlândia
12/07/2024 ÀS 12H21
- Atualizado Há 2 meses atrás

Com a chegada do segundo semestre de 2024, ocorre a distribuição de lucros acumulados do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), referente ao ano de 2023. A expectativa é de que haja um saldo de mais de R$ 14 bilhões para ser repartido entre os trabalhadores brasileiros até o final de agosto.

Após a reunião do Conselho Curador do FGTS (CCFGTS), que ocorre no dia 23 de julho, será divulgado o valor concreto e a porcentagem do lucro a ser distribuído.

Terão direito a receber o valor àqueles que estavam com contas ativas ou inativas, mas com saldo, até dezembro de 2023. Os valores serão depositados diretamente nas contas vinculadas ao fundo, proporcionalmente às contribuições de cada trabalhador.

×

Leia Mais

É importante lembrar que o valor do lucro não estará disponível para saque imediato. Os trabalhadores só poderão utilizar o dinheiro conforme as regras do FGTS, em situações como demissão sem justa causa, rescisão por acordo, compra de casa própria, aposentadoria, entre outras.

Para saber quanto cada trabalhador receberá, é necessário aguardar a decisão do índice de distribuição, com esse valor definido, basta multiplicar com o saldo na conta do fundo.

Foto: Agência Brasil

O que é

A Distribuição de Resultado do FGTS é uma medida legal que pretende elevar a rentabilidade das contas vinculadas do trabalhador, por meio da distribuição de resultado do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço.

A Lei nº 13.446 assinada em 25 de Maio de 2017 definiu que cabe ao Conselho Curador do FGTS autorizar a Distribuição de Resultado do FGTS, e a CAIXA operacionalizar o crédito nas contas do FGTS dos trabalhadores que tenham esse direito.

O valor referente à Distribuição de Resultado é proporcional ao saldo da conta vinculada posicionado em 31 de Dezembro do ano-base do resultado auferido e o crédito ocorre até o dia 31 de Agosto do ano seguinte. Esse valor é obtido por meio da multiplicação do saldo existente na sua conta pelo índice de distribuição aprovado.

Como consultar o saldo do FGTS

Para verificar o saldo do Fundo de Garantia, o trabalhador deve consultar o extrato do fundo, no aplicativo FGTS, da Caixa Econômica Federal. Até 2022, o banco oferecia a opção de consulta no site da instituição, mas todo o atendimento eletrônico relativo ao FGTS foi migrado exclusivamente para o aplicativo, disponível para smartphones e tablets dos sistemas Android e iOS.

Veja também

Acompanhe nossa programação ao vivo!