Vazamento de gás pode ter matado 4 pessoas da mesma família em Uberlândia, diz Defesa Civil

Vítimas foram encontradas sem vida na sala do apartamento da família, neste domingo (11). Defesa Civil suspeita que houve vazamento de gás de um aquecedor

11/08/2024 ÀS 21H46
- Atualizado Há 1 mês atrás

Quatro pessoas foram encontradas mortas, na noite deste domingo (11), em um apartamento de um condomínio no bairro Aclimação, em Uberlândia.

Segundo as primeiras informações da Defesa Civil, as mortes teriam sido causadas, possivelmente, por um vazamento de gás de um aquecedor doméstico de água, que teria sido mal instalado.

As vítimas faziam parte de uma família: a mãe de 34 anos, o pai de 33 anos, uma adolescente de 16 anos e uma criança de 11 anos.

O Corpo de Bombeiros foi acionado e, ao chegar no local, encontrou três das vítimas na sala do apartamento, que fica no quarto andar. Já o pai, estaria próximo, na porta do banheiro, ao lado da sala. Todos já foram encontrados desacordados.

‎Os corpos apresentavam manchas hipostáticas – característica a qual indicava a morte há algumas horas e não no momento da ocorrência

Em diligências dentro do imóvel para verificar um possível vazamento de gás, foi identificado uma tubulação metálica que saia do fogão para um aquecedor de água. O aparelho também apresentava um duto de exaustão que estava voltado para dentro da edificação.

Ainda conforme os bombeiros, pode ser que a queima, onde gera o monóxido de carbono, possa ter causado a intoxicação das vítimas e posteriormente a morte.

×

Leia Mais

Conforme o síndico, devido à ocorrência, dois blocos do condomínio precisaram ser interditados: o da família e outro ao lado. O prédio também precisou ter o fornecimento de energia interrompido, momentaneamente, para a ação no local e evitar quaisquer outros riscos a vida dos moradores.

Foi feita uma ventilação forçada utilizando jatos neblinados de água pelas janelas para fazer a retirada de qualquer substância no ar, após as diligências, as edificações foram liberadas e apenas o apartamento da família ficou isolado e aos cuidados de uma parente das vítimas.

A Polícia Militar (PM) e a Polícia Civil (PC) também foram acionados e a perícia havia iniciado as diligências e a apuração do caso na noite de domingo (11). Os corpos foram encaminhados ao Posto Médico-Legal para serem submetidos ao exame de necropsia.

Confira a nota da PC na íntegra:

Assim que acionada, a perícia oficial compareceu no local para realizar os primeiros levantamentos e a coleta de vestígios que irão subsidiar a investigação. Inicialmente, tudo indica que a morte se deu por intoxicação por monóxido de carbono, devido ao vazamento de um aquecedor.

A PCMG instaurou inquérito policial e aguarda a conclusão dos laudos periciais que poderão atestar as circunstâncias e a causa das mortes.

Militares suspeitam de vazamento de gás possa ter causado fatalidade
Militares suspeitam de vazamento de gás possa ter causado fatalidade – Foto: Victor Fernandes/ Tv Paranaíba

Vazamento de gás teria causado fatalidade

De acordo com informações do portal R7, mortes causadas por um vazamento em aquecedores de água a gás podem ocorrer rapidamente, em até mesmo minutos, a depender da quantidade em um local.

A causa de mortes nesses tipos de acidentes é o envenenamento causado por monóxido de carbono, um gás perigoso que se acumula em ambientes mal ventilados e, ao entrar pela via respiratória, interfere no transporte de oxigênio no corpo.

Os principais sinais de intoxicação por monóxido de carbono incluem dores de cabeça, tontura, fraqueza, náusea, vômito, dor no peito e confusão. Em casos graves, a exposição prolongada pode resultar em perda de consciência e morte.

Vazamento de gás estaria vindo de um aquecedor instalado incorretamente na residência – Foto: Corpo de Bombeiros/ Divulgação

Veja também

Acompanhe nossa programação ao vivo!