Prefeitura de Prata denuncia Copasa ao MP: moradores relatam falta de água há duas semanas

Copasa alega que intermitência no abastecimento é devido o período de estiagem; moradores reclamam que falta água para fazer higiene básica e até para se hidratarem.

, em Uberlândia
02/08/2024 ÀS 16H13
- Atualizado Há 2 meses atrás

O problema grave de falta de água em Prata levou a Prefeitura do município a denunciar a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) ao Ministério Público (MP) em busca de solução e de possíveis medidas judiciais contra a concessionária. A situação persiste há pelo menos dois dias e atinge, principalmente, os moradores dos bairros periféricos e mais altos da cidade.

O objetivo da prefeitura é que o MP abra um inquérito para apurar a causa da falta de água e outros problemas relacionados ao abastecimento do município.

Torneira seca devido à falta de água
Moradores de diversos bairros de Prata reclamam da falta de água – Foto: Tarcis Duarte

Em nota, a Prefeitura de Prata também garantiu que está tentando contornar o problema providenciando caminhões-pipa que estão fazendo revezamento entre oito e dez bairros que sofrem com o desabastecimento. Além disso, o município também informou enviou cerca de 350 mil litros de água para a reserva de abastecimento.

A recomendação do Município é que os moradores lesados oficializem a reclamação no Procon Municipal. Além disso, a orientação no momento é que a população precisa economizar água.

Nós enviamos uma solicitação de posicionamento ao Ministério Público a respeito da denúncia feita pela Prefeitura e aguardamos a resposta.

As consequências da falta de água

Segurando uma bebê de apenas 20 dias no braço, a Thais Miranda Silva reclama como a falta de água tem dificultado a rotina em casa. “Eu tenho que dar banho nela de canequinha. E eu só tenho dois baldes de água para fazer a higiene, usar o banheiro e jogar água”, relatou. Ela é moradora do bairro Panorama, em Prata.

Roupas sujas estão se acumulando na casa da Tais devido à falta de água
Devido à falta de água, as roupas sujas estão se acumulando na casa da Tais – Foto: arquivo pessoal

As louças estão acumuladas na pia e as roupas da recém-nascida e do restante da família formam uma pilha alta. A moradora mandou vídeo mostrando que todas as torneiras da casa estão secas, não saem um pingo d’água.

Apesar do desabastecimento grave nos últimos dias, os moradores do bairro relatam que episódios de falta de água ou problemas no abastecimento acontecem com frequência.

A população denuncia que o problema se acentuou em alguns pontos da cidade há dois dias, mas há duas semanas já acontece a intermitência no abastecimento.

Além de atrapalhar a rotina das famílias, os comerciantes também relatam prejuízos devido à falta de água.

Posicionamento da Copasa

Em nota, a Companhia de Saneamento de Minas Gerais informou que as intermitências no abastecimento de toda a cidade foram causadas devido à estiagem. Segundo a Companhia, com a diminuição do volume de água captado no Córrego Sidnei, responsável pelo abastecimento de Prata, foi necessário fazer manobras nas redes para atender os bairros mais altos do município.

Entre os bairros afetados constam: Centro, Acácias, Arantes, Bela Vista, Belvedere, Primavera, Morada do Sol, Conj. Nossa Sra. Carmo, Cruzeiro do Sul, Vila de Fatima, Colina Park Boulevard, Central Park e Mutirão. A Copasa destaca que, nesses casos, os imóveis que possuem caixas d’água podem não sofrer impactos.

A previsão é que a normalização do abastecimento ocorra, gradativamente, no decorrer da manhã deste domingo (04).

Sede da Copasa em Prata
A Copasa justificou os problemas de abastecimento em Prata devido à estiagem na região – Foto: Google Maps

A nota ainda informa que a concessionária tem disponibilizado caminhões-pipa para atender às demandas dos moradores e está prevista a chegada de mais veículos ainda nesta sexta-feira (2) para intensificar esse trabalho.

Além disso, a Copasa conta com o apoio da Prefeitura de Prata e de uma cooperativa de produtores de rurais da região, que disponibilizaram água de poços artesianos para ajudar no período de estiagem.

Veja também

Acompanhe nossa programação ao vivo!