Estrela do Sul enfrenta interrupção no fornecimento de água devido a vazamento de combustível 

Copasa interrompe captação no Rio Bagagem por segurança, após acidente na BR-365, e disponibiliza caminhões-pipa para atender a população

29/08/2024 ÀS 06H45
- Atualizado Há 3 semanas atrás

A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) anunciou, nesta quarta-feira (28), a interrupção preventiva do abastecimento de água em Estrela do Sul.

A medida foi adotada após a constatação de pequenas alterações no Rio Bagagem, após derramamento de combustível no manancial que abastece a cidade, decorrente do acidente ocorrido no último domingo (25) na BR-365.

Para garantir o fornecimento de água aos moradores durante esse período, a Copasa informou que caminhões-pipa serão disponibilizados para suprir a demanda da população.

Contaminação do Rio Bagagem
Mais de 60 mil litros de biodiesel foram derramados no curso d’água após acidente- Foto: CBMMG

Contaminação do Rio Bagagem em Estrela do Sul

Desde o acidente, a Companhia intensificou o monitoramento da qualidade da água. No início da manhã, chegou a informar que não havia riscos identificados. No entanto, amostras da água foram coletadas para análise química.

A Defesa Civil e o Núcleo de Emergência Ambiental (NEA) também vinham acompanhando os trabalhos de contenção e sucção dos milhares litros de biodiesel que caíram no Rio Bagagem.

No fim da tarde, a empresa comunicou que foi detectada a variação no manancial que poderia comprometer a Estação de Tratamento de Água (ETA) de Estrela do Sul, levando à suspensão temporária da captação por motivos de segurança.

📲 Clique aqui e siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Estrela do Sul sem abastecimento
Rio Bagagem é manancial que abastece Estrela do Sul – Foto: TV Paranaíba/Reprodução

As equipes operacionais da Copasa seguem monitorando a situação e realizando análises rigorosas antes, durante e após o tratamento da água, para garantir que os padrões de potabilidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde sejam mantidos.

A companhia também informou que está em contato com a empresa responsável pelo remanejamento do combustível derramado no rio. A captação de água será retomada assim que as condições do manancial forem consideradas seguras.

Acompanhe mais notícias de Estrela do Sul!

×

Leia Mais

Acidente com mortes

O acidente ocorreu no fim de semana, quando um caminhão-tanque tombou nas proximidades da ponte sobre o Rio Bagagem.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o veículo transportava 61 mil litros de biodiesel e tinha como destino a cidade de Uberlândia.

O caminhão saiu da Bahia e, após uma frenagem brusca registrada 150 metros antes do local do acidente, caiu da ponte, danificando os tanques e provocando um vazamento de combustível.

Além do motorista, uma passageira também morreu no local.

Foi o segundo acidente na região, em uma semana, envolvendo carga de biodiesel em cursos d’água. No dia 17, duas carretas de uma mesma empresa se envolveram em um acidente na BR-050, ocorrendo vazamento do combustível no Rio Araguari.

Contaminação do Rio Bagagem
Duas pessoas morreram no grave acidente na BR-365 – Foto: CBMMG

Veja também

Acompanhe nossa programação ao vivo!