“Estamos em alerta”, diz presidente da Codau sobre acionamento da terceira bomba de transposição do Rio Claro em Uberaba

Acionamento é devido à baixa vazão do Rio Uberaba; município está há 117 dias sem chuva; terceira bomba de abastecimento foi ligada nesta quarta-feira (7)

08/08/2024 ÀS 07H30
- Atualizado Há 1 mês atrás

Nesta quarta-feira (7), a Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) ativou a terceira bomba do sistema de transposição do rio Claro para reforçar o abastecimento de água em Uberaba.

A medida foi necessária devido à expressiva redução na vazão do Rio Uberaba, que vem sofrendo com o estresse hídrico causado pela prolongada estiagem. Agora, o sistema opera com três motores: dois elétricos e um movido a diesel.

Terceira bomba de abastecimento do rio Claro é acionada
Terceira bomba de transposição foi acionada nesta semana pela Codau- Foto: Prefeitura de Uberaba/divulgação
×

Leia Mais

Terceira bomba de transposição acionada; 117 dias sem chuva

A seca, que se intensifica rapidamente, já dura 117 dias, sendo que a última chuva registrada no município ocorreu em 12 de abril, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Com a adição do novo conjunto de motobomba, o rio Uberaba passará a receber cerca de 400 litros de água por segundo do rio Claro.

“Estamos em alerta máximo devido à gravidade da situação. A seca é extremamente preocupante, e essa ação é essencial para garantir o abastecimento da cidade,” destacou o presidente da Codau, Rui Ramos.

Além disso, Rui Ramos reforçou a importância da colaboração da população em economizar água e evitar desperdícios.

Ele enfatizou também a necessidade de que cada residência esteja equipada com uma caixa d’água adequada ao número de moradores, recomendando um mínimo de mil litros para casas com até cinco pessoas.

 

Veja também

Acompanhe nossa programação ao vivo!