Inicio

Esporte Social Uberlândia: conheça o Essube, novo time de futebol profissional da cidade

Confirmado para participar da Segunda Divisão do Campeonato Mineiro em 2024, o Essube tem estreia marcada para agosto

18/06/2024 ÀS 11H39

- Atualizado Há 3 semanas atrás

Uberlândia está prestes a ter um novo destaque no cenário esportivo local com o surgimento do Esporte Social Uberlândia, o Essube, um time de futebol profissional que promete movimentar as competições da região. Criado em 2014 como um projeto social em um assentamento de terra no bairro Morumbi, em Uberlândia, o Essube surgiu como uma iniciativa para integrar jovens por meio do esporte.

Com o tempo, o projeto ganhou destaque e mais atletas passaram a buscar o clube para treinar. Esse crescimento atraiu patrocinadores que, por meio das leis de incentivo ao esporte, forneceram recursos essenciais para o progresso do Essube. A entrada de investidores há quatro anos foi um ponto de virada no projeto, permitindo que o clube se profissionalizasse junto à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e à Federação Mineira de Futebol (FMF). Neste ano, novos apoiadores se uniram ao projeto, impulsionando o Essube a competir na Segunda Divisão profissional de Minas Gerais e a iniciar a construção de seu centro de treinamento (CT).

Jogadores do Essube em campo de futebol
O Essube se apresenta não apenas como um clube de futebol, mas como um agente de transformação social – Foto: Redes Sociais/essubeoficial

O desejo de se tornar um clube profissional sempre existiu entre os fundadores do Essube, mas os altos custos tornavam esse objetivo praticamente inalcançável. Mas tudo mudou quando uma proposta de investidores foi apresentada e aceita, possibilitando a tão sonhada transformação.

Em entrevista exclusiva com Ferreira, presidente do Essube, ele revelou detalhes sobre a comissão técnica e a formação do elenco do clube. “A comissão técnica já está montada. O treinador será o Fernando Mariano, ex-volante do Palmeiras, Internacional, Botafogo e diversos outros grandes clubes. Sobre os atletas, ainda estamos em fase de prospecção e levantamento de nomes,” explicou Ferreira. Ele ressaltou que o processo de contratação está sendo feito com cautela para montar um time competitivo, alinhado com os objetivos de crescimento e profissionalização do clube.

Quanto à aproximação com a comunidade uberlandense e ao envolvimento da torcida, Ferreira destacou que o Essube pretende continuar a expandir seu trabalho nas categorias de base, promovendo o esporte como forma de entretenimento: “Teremos shows de pagode nos dias de jogos e o valor do ingresso será o mínimo permitido pela FMF, já que jogos profissionais não podem ter portões abertos. Além disso, teremos outras ativações que nosso departamento de marketing está elaborando com muito carinho,” afirmou. O projeto social, que atualmente beneficia cerca de 300 pessoas, também será ampliado, reafirmando o compromisso do clube com suas origens.

Com planos ambiciosos para o crescimento e a possibilidade de ascensão à primeira divisão nos próximos anos, o Essube se apresenta como um novo capítulo na história esportiva de Uberlândia.

Veja também

Acompanhe nossa programação ao vivo!