No próximo final de semana Uberlândia recebe “RIO”, um espetáculo que aborda a relação entre o homem e a natureza de forma poética e ancestral. A estreia está agendada para os dias 9 e 10 de novembro, no espaço da Trupe de Truões (Av. Ana Godoy de Sousa, 381 – Santa Mônica).
Nos últimos anos, as notícias de que determinado rio está poluído tornaram-se cada vez mais frequentes nos veículos de comunicação. Lixo, esgoto doméstico e uma série de resíduos industriais são responsáveis por tornar esse recurso ameaçado.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp
Foi a partir desse mote que o uberlandense, Jhonatan Rios, deu início ao processo de criação do espetáculo “RIO”. Na apresentação, são convocadas as memórias ancestrais da relação do homem com a natureza para criar uma metáfora da existência humana.
Um estudo de 2023 da organização SOS Mata Atlântica indicou que, dentre os rios da Mata Atlântica, que abrange as regiões leste, sudeste e sul do Brasil, onde vivem mais de 70% da população brasileira, apenas 6,9% apresentavam água de boa qualidade e aproximadamente 20% não possuíam condições mínimas para usos múltiplos.
Os rios estão, de fato, mais poluídos, e o espetáculo busca criar um momento de reflexão sobre a relação da sociedade com os recursos naturais. Por abordar um tema importante, o espetáculo possui classificação indicativa livre, sendo recomendado para todos os públicos.
“RIO” é fomentado pela Lei Paulo Gustavo, vinculada à Prefeitura Municipal de Uberlândia e ao Ministério da Cultura do Governo Federal. O espetáculo também conta com o apoio do Centro Cultural Casa It e da escola BalletArt.
Sobre o artista
Jhonatan Rios estuda as possibilidades do corpo em cena desde seus 11 anos. É graduado em Teatro e mestrando em Artes na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Atualmente é diretor do Centro Cultural Casa It e Companhia It e ministra aulas de dança contemporânea e balé clássico na Prefeitura Municipal de Uberlândia. Participou como ator, performer, bailarino e diretor em diversos trabalhos, dentre eles: “A Saga no sertão da farinha podre”, “O que repousa sobre os móveis”, “Objetos Sólidos” e “O Baile”.
Serviço
Classificação indicativa: Livre
Sinopse: “RIO” é um espetáculo unipersonal que convoca as memórias ancestrais da relação do homem com a natureza por meio do corpo em movimento do artista Jhonatan Rios. A conexão ancestral e ritualística instaurada no espetáculo funda-se nas vivências do artista com as águas, os rios e suas derivações, instaurando um corpo-voz em fluxo, vivo com os contornos movediços das águas que se transformam com força das correntezas.
Quando: 9 e 10 de novembro de 2024
Onde: Trupe de Truões | Av. Ana Godoy de Sousa, 381 – Santa Mônica
Ingressos: à venda no Sympla
Veja mais: