Inicio

Entenda como o botão de socorro ajudou a evitar esfaqueamento em escola de Uberlândia

Aplicativo “Escola Protegida” possibilitou que servidores solicitassem ajuda rapidamente. Situação aconteceu na última quinta-feira (6)

10/06/2024 ÀS 12H28

- Atualizado Há 3 semanas atrás

O botão de socorro do aplicativo “Escola Protegida”, lançado há mais de 1 ano, mostrou a eficácia ao facilitar a rápida intervenção da Polícia Militar de Uberlândia (MG) na tentativa de homicídio na Escola Municipal Afrânio Rodrigues da Cunha, no bairro Jardim Brasília, envolvendo dois adolescentes de 14 anos.

No início da tarde da última quinta-feira (6), um estudante tentou esfaquear outro adolescente da mesma idade, mas graças à intervenção imediata dos funcionários da unidade de ensino que acionaram o botão do aplicativo, a situação foi controlada antes que alguém saísse ferido.

Ocorrência assustou pais e estudantes na última semana, em Uberlândia. | Imagem: Google Maps
Ocorrência assustou pais e estudantes na última semana, em Uberlândia. | Imagem: Google Maps

Funcionamento do botão de socorro

O “Escola Protegida” é uma ferramenta para garantir a segurança nas instituições de ensino da cidade contra possíveis casos de ataques às ou ocorrências que represente um risco à segurança da comunidade escolar.

O botão de socorro utiliza o GPS do celular para identificar a localização exata da pessoa que acionou o alarme. Isso permite que as equipes de segurança sejam direcionadas para o local correto com rapidez e precisão.

Para acioná-lo, basta pressionar o botão por alguns segundos. O solicitante pode, se houver tempo, selecionar o tipo de emergência, como: invasão, incêndio, ameaça, emergência média, etc. Ou até mesmo digitar uma mensagem descrevendo a situação em detalhes.

Um alerta é enviado para a Central de Monitoramento da Secretaria Municipal de Segurança Integrada. A central verifica a autenticidade do fato e aciona o serviço de emergência competente: Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, SAM ou conselho Tutelar.

A partir do chamado e do acionamento do socorro, a central fica em contato com a escola para monitorar a situação e fornecer as instruções necessárias.

Aplicativo com botão de socorro está disponível para iPhone e Android, mas pode ser usado apenas por servidores públicos da educação e parceiros.
Botão de socorro foi acionado por servidores, que agiram rapidamente e conseguiram evitar tragédias. | Imagem: Paranaíba Mais

Outras ações de segurança

O incidente destaca a relevância de investimentos em tecnologias e estratégias de segurança nas escolas, visando proteger servidores e alunos, para prevenir ou agilizar o socorro em situações adversas.

Além do aplicativo, também existe a página de denúncias pública do Escola Protegida que pode ser utilizada por qualquer cidadão que queira denunciar ameaças à segurança nas escolas.

Em Uberlândia, a rede de ensino pública também conta com um sistema de videomonitoramento, no qual há câmeras instaladas interna e externamente em todas as escolas municipais. As unidades de ensino também contam com uma linha telefônica para contato direto com o Centro de Controle e Inteligência.

×

Leia Mais

Veja também

Acompanhe nossa programação ao vivo!