Inicio

Enem dos concursos: como funciona o concurso público unificado do governo federal

CPNU será realizado em 228 cidades ao mesmo tempo com previsão de aplicação de provas no dia 18 de agosto

03/06/2024 ÀS 13H24

- Atualizado Há 5 dias atrás

O Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), muito chamado de “Enem dos concursos”, recebeu 2,1 milhões de inscrições para compor cargos efetivos da Administração Pública Federal.

Segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, o objetivo é promover igualdade de oportunidades no acesso aos cargos públicos efetivos, além de padronizar os procedimentos na aplicação das provas e melhorar os métodos de seleção.

Concurso unificado do governo federal
Concurso unificado federal vai oferecer mais de 6 mil vagas imediatas em órgãos federais – Foto: Freepik

Como funciona o Enem dos concursos?

O CPNU será realizado em 228 cidades ao mesmo tempo. Para organizá-lo, a União se inspirou no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que é aplicado neste modelo em milhares de municípios.

A data de aplicação das provas foi adiada em razão da crise climática no Rio Grande do Sul. A ministra Esther Dweck informou, na ocasião, que cerca de 80 mil candidatos são do estado e não poderiam ficar prejudicados.

A nova data, no entanto, será no dia 18 de agosto. Veja a seguir as principais regras para prestar o Enem dos concursos.

Definição de vagas

Quando se inscreveram, os candidatos tiveram que optar por um dos blocos temáticos das áreas de atuação que constam no certame. Em seguida, indicaram o cargo de interesse por ordem de preferência entre as vagas disponíveis no bloco.

Então o candidato irá realizar as provas objetivas que são comuns a todos os candidatos e as provas específicas, considerando o do bloco temático escolhido.

As provas específicas do Enem dos Concursos serão definidas pelas comissões organizadoras dos diferentes órgãos e autarquias públicas cujos cargos e carreiras compõem aquele determinado bloco.

Caso o candidato não se classifique para a primeira opção escolhida, mesmo que assuma outro cargo, permanecerá na lista de espera dos cargos que estiverem indicados como preferência no ato da inscrição.

Desclassificação

Serão desclassificados os candidatos que obtiverem aproveitamento inferior a 40% da pontuação nas provas objetivas de conhecimentos gerais e de conhecimentos específicos.
Também será eliminado o candidato que obtiver nota zero na prova discursiva.

caderno de resposta
Caderno de respostas do concurso federal não poderá ser levado para casa após as provas – Foto: Freepik

Sistema de cotas

Pessoas com deficiência terão reservadas 5% das vagas. Pessoas negras terão reservadas 20% das vagas. Indígenas terão reservadas 30% das vagas das especialidades dos cargos da FUNAI.

As políticas de cotas serão aplicadas por especialidades, seguindo a distribuição nos blocos.

Provas

O Enem dos concursos acontecerá em um único dia. As provas serão divididas nos dois turnos:

Período da manhã

Nível superior: provas objetivas de conhecimentos gerais com 20 questões + prova
discursiva de conhecimento específico do bloco
Nível médio: provas objetivas com 20 questões + redação

Período da tarde

Nível superior: provas objetivas de conhecimentos específicos com 50 questões
Nível médio: provas objetivas com 40 questões

Cada uma das provas de conhecimentos específicos foi produzida a partir da divisão em cinco eixos temáticos. De acordo com o Ministério da Gestão, os órgãos responsáveis pelos cargos em disputa realizaram uma distribuição de pesos para cada um dos eixos.

×

Leia Mais

No dia da prova

Por segurança, o caderno de provas não poderá ser levado pelo candidato. Todos os PDFs dos cadernos serão divulgados posteriormente no portal do Concurso Nacional.

Além disso, também não poderão ser feitas anotações de rascunho no Cartão de Confirmação das respostas.

A organização do Enem dos concursos pretender evitar que os candidatos preencham o cartão de confirmação no verso com as respostas pela manhã e voltem no período da tarde com essas possíveis anotações no verso, o que configuraria fraude.

Provas de títulos

Para os cargos que preveem a realização das provas de títulos, o procedimento seguirá as regras estabelecidas no edital por blocos temáticos para cada um dos cargos.

Há cargos em que as provas de títulos representarão 5% da nota total do concurso. Em outros, representarão 10% da nota total do concurso.

Convocação

O governo federal pretende manter um banco com mais de 13 mil candidatos aptos a ocupar cargos em 21 órgãos federais. Inicialmente, será feita a contratação imediata de 6.640 aprovados.

O restante dos classificados no Enem dos Concursos ficará no cadastro de reserva. O concurso unificado terá validade de 12 meses.

O candidato que se classificar para outros cargos dentro do bloco poderá participar de futuras convocações normalmente, desde que classificado seguindo o ranqueamento dos cargos de preferência.

Esplanada dos ministérios
Certame servirá para preenchimento de cargos efetivos em diversas áreas da Administração Federal – Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Veja também

Acompanhe nossa programação ao vivo!