Emergência: baixa vazão do Rio Uberaba faz Codau acionar 2ª bomba de transposição

Primeira bomba já havia sido acionada no dia 5 de julho para suprir a baixa vazão do rio Uberaba, mas não foi suficiente em razão do período de estiagem

18/07/2024 ÀS 10H20
- Atualizado Há 2 meses atrás

A segunda bomba elétrica do sistema de transposição do Rio Claro foi acionada nesta quarta-feira (17) para suprir a baixa vazão do rio Uberaba, que abastece o fornecimento de água da cidade, no Triângulo Mineiro.

Há quase duas semanas, a primeira bomba teria sido acionada, no dia 5 de julho. Porém, não foi suficiente, devido ao período de estiagem. Não chove no município há, pelo menos, 98 dias.

Baixa vazão do rio Uberaba é observada desde o início de julho
Baixa vazão do rio Uberaba é observada desde o início de julho — Foto: Tv Paranaíba/ Arquivo

Baixa vazão do Rio Uberaba

Segundo a Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau), o nível de vazão do rio diminui consideravelmente e chegou a 1.300 l/s, pela manhã. No entanto, não se recuperou pela tarde, como comumente ocorria.

O ideal é que a vazão do rio esteja entre 1.800 e 1.900 l/s, não só para garantir a distribuição adequada de água aos uberabenses, mas para manter o volume do próprio rio.

Com as duas bombas elétricas em operação, cerca de 300 L/s são bombeados para complementar a vazão do rio Uberaba, neste período de seca.

A última chuva em Uberaba foi dia 12 de abril de 2024 com um volume de 4,4 mm. Já são três meses sem chuva.

×

Leia Mais

Conforme o presidente da Codau, Rui Ramos, a população deve prezar pelo uso consciente do recurso no momento.

“Precisamos contar com o apoio da população, medidas de economia são importantes e necessárias nesse momento. Estamos sem chuva há bastante tempo, e não há previsão para os próximos dias, por isso devemos economizar, evitar o desperdício, como, por exemplo, na limpeza em casa, usando balde ao invés de mangueira, são ações que farão a diferença”, contou.

O sistema de transposição, em Uberaba, está funcionando
No ano passado, o sistema de transposição só foi acionado em setembro devido à baixa vazão do Rio Uberaba – Foto: Prefeitura de Uberaba/divulgação

Veja também

Acompanhe nossa programação ao vivo!