Inicio

Ministra Cármen Lúcia visita TRE-MG para discutir preparativos para as eleições

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSU) se reuniu com dirigentes do Tribunal e integrantes da Corte Eleitoral nesta sexta-feira (21) para discutir sobre as eleições municipais em 2024

21/06/2024 ÀS 19H54

- Atualizado Há 2 semanas atrás

Nesta sexta-feira (21), a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, fez uma visita ao Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) para discutir sobre as eleições em 2024. Durante a visita, ela se reuniu com o presidente do TRE-MG, desembargador Ramom Tácio de Oliveira, e com o vice-presidente e corregedor, desembargador Júlio Lorens, para tratar da preparação do período eleitoral.

O encontro ocorreu na sede do TRE, em Belo Horizonte, e contou com a presença da secretária-geral da Presidência do TSE, desembargadora Andréa Pachá, além das juízas auxiliares da Presidência e da Vice-Presidência e Corregedoria do TRE-MG, Roberta Fonseca e Cristiana Ribeiro. Também participaram os desembargadores Carlos Henrique Perpétuo Braga, Franklin Higino e Paulo Tamburini, integrantes titulares e substitutos da Corte Eleitoral, e a diretora-geral, Sandra Freire.

Ministra Cármen Lúcia visita o TRE-MG para falar sobre a preparação das Eleições 2024
O encontro aconteceu nesta sexta-feira (21) e reuniu diversas autoridades. Foto: Reprodução TRE-MG

Preparativos para as eleições 2024

O desembargador Ramom Tácio deu as boas-vindas à ministra Cármen Lúcia e afirmou que o trabalho do TRE-MG está evoluindo para garantir um processo eleitoral tranquilo. Ele destacou que a principal preocupação para as eleições municipais deste ano é a disseminação de fake news, mas está confiante de que o trabalho de enfrentamento à desinformação realizado pelo TRE, em conjunto com o TSE, será eficaz.

A ministra Cármen Lúcia enfatizou a importância das parcerias com órgãos como a Polícia Federal e o Ministério da Justiça no combate à desinformação. Ela mencionou a designação de um magistrado em cada TRE para manter contato constante com o TSE, assegurando agilidade na disseminação das informações corretas.

Desafios e responsabilidades da Justiça Eleitoral

Cármen Lúcia falou sobre o momento difícil que a sociedade está vivendo, marcado por ódios e inverdades, além do domínio das tecnologias digitais. Nesse cenário, a responsabilidade da Justiça Eleitoral é garantir a liberdade do eleitor de votar e assegurar que o processo eleitoral seja justo e transparente. “Estamos a cerca de 100 dias do grande vestibular da democracia”, ressaltou a ministra, destacando o compromisso da Justiça Eleitoral em realizar eleições cada vez melhores.

×

Leia Mais

Força de trabalho e qualificação

Durante a reunião, o presidente do TRE-MG, Ramom Tácio, elogiou a qualidade dos servidores e magistrados do tribunal, afirmando que o TRE-MG conta com o que há de melhor para trabalhar em prol das eleições. A ministra Cármen Lúcia também elogiou a dedicação dos servidores da Justiça Eleitoral, destacando seu compromisso e excelência na prestação de serviços.

Cármen Lúcia ressaltou ainda a importância da atuação dos juízes eleitorais para garantir a tranquilidade das eleições, destacando a necessidade de capacitação e orientação contínua dos magistrados.

Visitas aos TREs

Desde que assumiu a Presidência do TSE, no início de junho, a ministra Cármen Lúcia tem visitado todos os Tribunais Regionais Eleitorais do país. Ela explicou que cada TRE possui peculiaridades na realização das eleições e no atendimento aos eleitores, e é fundamental que o TSE esteja alinhado com as necessidades e demandas de cada tribunal regional. “Para o eleitor se sentir seguro e tranquilo nas eleições, é crucial ouvir os juízes e servidores dos tribunais”, concluiu a ministra.

Veja também

Acompanhe nossa programação ao vivo!