Doze marcas de azeite de oliva impróprias pra consumo são descartadas pelo Mapa

Após análises, foi identificado fraudes na composição do azeite de oliva de diversas marcas; o consumo desses produtos podem comprometer a saúde

, em Uberlândia
24/10/2024 ÀS 17H25
- Atualizado Há 2 horas atrás

Doze marcas de azeite de oliva foram desclassificadas para uso devido a fraudes. A lista dos produtos e o alerta foi publicado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

📲 Clique aqui e siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Azeite de oliva
12 marcas de azeite de oliva retiradas do mercado por adulteração — Crédito: Ministério da Agricultura e Pecuária

As análises realizadas pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal indicaram que esses azeites continham outros óleos vegetais não identificados, comprometendo a qualidade e a segurança dos produtos.

As marcas afetadas incluem:

  1. Grego Santorini
  2. La Ventosa,
  3. Alonso (nacional)
  4. Quintas D’Oliveira
  5. Olivas Del Tango
  6. Vila Real
  7. Quinta de Aveiro
  8.  Vincenzo
  9. Don Alejandro
  10. Almazara
  11. Escarpas das Oliveiras
  12. Garcia Torres.

Todas elas não atendem aos padrões estabelecidos pela Instrução Normativa nº 01/2012 e, por isso, foram consideradas impróprias para o consumo.

LEIA MAIS:

Azeite de oliva adulterado pode causar riscos à saúde

As análises laboratoriais, realizadas no Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA), revelaram a adulteração dos produtos.

A inclusão de óleos vegetais desconhecidos levanta preocupações sérias sobre a procedência desses ingredientes e, consequentemente, sobre os riscos à saúde dos consumidores.

Azeite de oliva
Estudos laboratoriais apontam adulteração e risco à saúde nos produtos identificados — Crédito: Freepik

Além disso, algumas das empresas envolvidas estão com CNPJs suspensos ou encerrados pela Receita Federal, aumentando as suspeitas de irregularidades.

➡️Acompanhe as últimas notícias do Agro

A venda desses azeites fraudados é uma infração grave, e os estabelecimentos que continuarem a comercializá-los poderão enfrentar sanções.

Mapa orienta consumidores que compraram produtos das marcas listadas

O Mapa recomenda que os consumidores que adquiriram essas marcas interrompam imediatamente o uso e busquem a troca dos produtos, conforme prevê o Código de Defesa do Consumidor.

Para denúncias sobre a comercialização de produtos fraudulentos, os consumidores podem utilizar o canal oficial Fala.BR, informando o local da compra.

Essa ação faz parte de um esforço contínuo do Mapa para combater fraudes no setor de azeites, um dos produtos alimentares mais falsificados globalmente.

Veja também

Matheus Nogueira

29 minutos atrás

Vinícius Ribeiro

2 horas atrás

Acompanhe nossa programação ao vivo!