Inicio

Rainha-Mãe do futebol: dona Celeste, mãe de Pelé, morre aos 101 anos

Dona Celeste, como era chamada carinhosamente, era natural de Três Corações, município de Minas Gerais

21/06/2024 ÀS 16H17

- Atualizado Há 2 semanas atrás

Morreu nesta sexta-feira (21) aos 101 anos, Celeste Arantes do Nascimento, a mãe de Pelé. A informação foi confirmada pelas redes sociais de Kelly Arantes do Nascimento, neta de Celeste e filha do rei do futebol. A causa da morte não foi divulgada.

Dona Celeste, mãe de Pelé, à esquerda. E Pelé a direita
Antes do sucesso do filho, Dona Celeste queria que Pelé seguisse na carreira na aviação – Foto: Redes Sociais/SantosFC

Pouco antes de falecer aos 82 anos, Pelé homenageou os 100 anos de sua mãe em 20 de novembro de 2022, dia da abertura da Copa do Mundo no Catar, agradecendo a Dona Celeste pelos ensinamentos ao longo da vida. O velório e o sepultamento de Dona Celeste vão acontecer no Memorial Necrópole Ecumênica, um cemitério vertical em Santos, onde Pelé também foi sepultado.

Mãe de Pelé, Zoca e Maria Lúcia, Dona Celeste tinha 17 anos quando, em 23 de outubro de 1940, deu à luz seu filho mais velho. Este menino, que se tornaria o maior jogador de futebol da história, marcou 1.283 gols (segundo ele mesmo disse) e alcançou o feito inédito de conquistar três Copas do Mundo.

O Santos, clube em que Pelé é maior ídolo, se pronunciou sobre a morte de Dona Celeste:

O Santos Futebol Clube lamenta profundamente o falecimento de Celeste Arantes do Nascimento, mãe do nosso eterno Rei. Nascida em Três Corações, Celeste teve uma infância difícil ao lado de seu irmão Jorge. Ainda jovem, conheceu Dondinho, com quem viveu uma grande história de amor e iniciou a sua família.

Dessa família que surgiria Edson Arantes, chamado carinhosamente de Dico, e que mais tarde o mundo conheceria como Pelé. Porém, para o menino Dico se tornar Rei, um longo caminho precisou ser percorrido. E esse caminho não seria possível sem a também eterna Dona Celeste. Foram 101 anos de uma história de vida inspiradora. De uma mulher negra que enfrentou as infinitas adversidades da vida pelo bem de sua família. Descanse em paz, Rainha. O carinho, a admiração e a gratidão da nação santista são para sempre.

×

Leia Mais

Veja também

Acompanhe nossa programação ao vivo!