Diante da piora na qualidade do ar, Prefeitura de Uberlândia reforça escalas de atendimento nas UAIs, em caso de necessidade

Medida é uma resposta ao alerta amarelo da Defesa Civil sobre a chegada de fumaça e poeira na região

25/08/2024 ÀS 10H50
- Atualizado Há 3 semanas atrás

A Prefeitura de Uberlândia determinou, neste domingo (25), o aumento das escalas de atendimento nas Unidades de Atendimento Integrado (UAIs), em resposta ao alerta amarelo emitido pela Defesa Civil.

A medida visa preparar a cidade para possíveis aumentos na demanda de serviços de saúde devido a piora na qualidade do ar.

×

Leia Mais

O alerta foi emitido por causa das fortes rajadas de vento e da presença de nuvens carregadas de fumaça, fuligem e poeira, que assolam Uberlândia e região.

A Defesa Civil mantém em vigor o alerta amarelo para a cidade, destacando para a possibilidade de novas ocorrências e orientando a população a tomar precauções.

Unidade de Saúde do bairro Tibery, em Uberlândia
Em caso de sintomas como tosse, dificuldade para respirar, irritação nos olhos ou na garganta, procure atendimento médico imediatamente – Foto: TV Paranaíba/reprodução

A fumaça, além de prejudicar a visibilidade, pode causar irritação nos olhos, nariz e garganta, além de problemas respiratórios, especialmente em crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas.

Recomendações para a população

Diante da situação, a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, recomenda à população que:

Utilize máscaras

Ao sair de casa, utilize máscaras de proteção para filtrar as partículas presentes no ar.

Umidifique o ambiente

Utilize umidificadores de ar ou recipientes com água para aumentar a umidade do ambiente e reduzir a concentração de partículas.

Acompanhe as últimas notícias de Uberlândia!

Evite atividades ao ar livre

Reduza ao máximo a exposição à fumaça, evitando atividades físicas ao ar livre e permanecendo em ambientes fechados.

Mantenha os ambientes fechados

Mantenha portas e janelas fechadas para evitar a entrada de fumaça em casa e no carro.

Procure atendimento médico

Em caso de sintomas como tosse, dificuldade para respirar, irritação nos olhos ou na garganta, procure atendimento médico imediatamente.

Orientações para motoristas

Para os motoristas a recomendação é reduzir a velocidade, manter distância segura dos demais veículos, utilizar faróis baixos e manter os vidros do carro fechados. Em caso de avistamento de fumaça na pista, o ideal é sair do veículo e aguardar em local seguro.

Veja também

Acompanhe nossa programação ao vivo!