Dia Nacional do Pastel: receita simples, sabor inesquecível e tradição que atravessa décadas

Na pastelaria, feira ou no delivery, o pastel tem seu lugar garantido no coração e no paladar dos brasileiros e é celebrado nesta sexta-feira (4)

04/10/2024 ÀS 06H32
- Atualizado Há 1 dia atrás

Catupiry, carne com queijo, chocolate e até mesmo “de vento”. Tradicional ou “diferentão”, sabores não faltam para celebrar o Dia Nacional do Pastel, comemorado nesta sexta-feira, 4 de outubro.

A receita é um dos quitutes mais consumidos no Brasil, servindo como lanche, acompanhamento ou até mesmo prato principal. Pode ser apreciado frito ou assado, com recheios doces ou salgados.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Guioza japonês à esquerda e a adaptação para o brasileiro, popularizado hoje em dia – Foto: Freepik/ Canva/ Reprodução

Uma mistura cultural

A história dessa iguaria parte de duas especialidades asiáticas: o rolinho primavera chinês e o guioza japonês.

Com a chegada dos imigrantes japoneses ao Brasil, especialmente durante a Segunda Guerra Mundial, houve uma adaptação dessas receitas para atender o paladar brasileiro na hora das vendas.

A versão original, com massa folhada e recheio vegetal, foi adaptada para uma massa simples e com recheios de carne moída, tornando-se rapidamente popular.

Logo, a versão brasileiro é uma comida que se adaptou à cultura brasileira, com uma grande gama de variação de sabores. Atualmente, é uma especialidade genuinamente brasileira, acessível e prático de preparar.

Veja também:

• Carne de rã: opção exótica conquista paladares e cresce no Brasil
• Segredos do chef: dicas tornar o preparo dos alimentos mais simples
• Mini Chefs: receitas para pais e filhos cozinharem juntos nas férias

Pastel na mesa, satisfação do cliente

O sucesso do quitue não é diferente em Uberlândia, onde negócios como a Pastelaria do Geraldo se tornaram referência. Fundada em 1964, surgiu pelas mãos do sapateiro Geraldo e hoje é administrada por sua família, produzindo cerca de 2.000 pastéis por dia.

“Nossa receita é desde 1964. O senhor Geraldo foi pioneiro na cidade de Uberlândia. Ele faleceu no ano passado, mas o filho continua sua história”, conta Elaine Moreira, uma das atuais administradoras.

Uma das pioneiras em Uberlândia,  “Pastelaria do Geraldo”, desde 1964 – Foto: Arquivo Pessoal/ Thiago Moreira/ Google Maps/ Reprodução

O negócio ao longo dos anos foi se adaptando aos gostos, aderindo os modelos de negócios online e de distribuição. No entanto, conforme os donos, apesar de um cardápio com cerca de 60 opções, a preferência de muitos brasileiros parte das receitas tradicionais no dia a dia.

“Houve demanda para sabores diferentes e formato de vendas para o delivery. Mas, o pastel misto e o de queijo são os campeões de vendas, seguido do de chocolate”, contou Elaine.

O segredo de uma receita que trouxe sucesso e se manteve na lista de opções dos uberlandenses? A massa artesanal, com apenas com 4 ingredientes: água, sal e farinha e óleo.

Pastel de carne moida é um dos pedidos líderes na pastelaria do Geraldo
Opção de carne moída é um dos pedidos líderes na pastelaria do Geraldo – Foto: Arquivo Pessoal/ Elaine Moreira

➡️Acompanhe as últimas notícias de Uberlândia!

As quartas comemos pastel!

Um dos apaixonados pelo pastel é André Cantarino, Coordenador Comercial, que lembra com carinho dos tempos de infância, quando ia à feira com a mãe.

“Quando era criança, adorava ir à feira com a minha mãe para comer pastel, mas nem sempre podíamos”, conta ele.

Hoje já adulto, André faz questão de manter o costume de comer seu pastel favorito toda semana. O pedido? Um misto com catupiry e bacon.

“Toda quarta-feira tem uma feirinha aqui no meu condomínio, e o pastel é muito bom, bem recheado”, diz ele. Para André, não é apenas um hábito, mas também uma forma de reviver momentos do passado.

Foto: André Cantarino/ Arquivo

E ele não está sozinho. Muita gente em Uberlândia valoriza o pastel, seja nas pastelarias, nas tradicionais feiras de manhã, ou nos pedidos que chegam diretamente em casa.

O que conquista são o sabor e as lembranças por trás de uma receita que acompanha o brasileiro há gerações. Comer pastel é uma tradição que vai além da comida.

Veja também

Acompanhe nossa programação ao vivo!