Só quando dói… Dia do Homem traz alerta perigoso para a saúde

Dia do Homem é a data perfeita para lembrar dos riscos de não tratar a saúde antes dos sintomas gritarem. Saiba como proceder!

15/07/2024 ÀS 16H13
- Atualizado Há 2 meses atrás

Sabe aquela dor sem explicação? Ou aquele inchaço que você pensa que é apenas consequência de um dia puxado? Infelizmente alguns sintomas podem ser o sinal de que as coisas não vão bem na sua saúde. No Dia do Homem, celebrado em 15 de julho, um importante lembrete serve de alerta para que os homens cuidem da própria saúde, evitando diagnósticos tardios de diversas condições tratáveis. No entanto, muitos homens ainda negligenciam a importância dos exames de rotina.

×

Leia Mais

Segundo um levantamento da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), quase metade dos homens acima de 40 anos (46%) não realiza consultas de rotina, procurando o médico apenas quando apresentam sintomas. Além disso, apenas três em cada dez homens se dizem muito preocupados com a própria saúde.

Homem à esquerda e médico à direita, durante consulta, visando a saúde
Dia do Homem: Levantamento revela que muitos homens deixam de lado os cuidados preventivos – Foto: Freepik

Exames de rotina

Segundo a bioquímica Luciana Figueira, coordenadora técnica do Sabin Diagnóstico e Saúde, os exames de rotina são essenciais para a prevenção de diversas doenças:

“Além dos exames específicos para a próstata, como o PSA, é fundamental realizar um check-up completo que inclua hemograma, colesterol, glicemia, função renal, hepática e tireoidiana”, explica a especialista.

De acordo com a especialista, os exames de rotina são recomendados pelo menos uma vez ao ano, variando conforme orientação médica. Testes como hemograma, colesterol, glicose e ureia são essenciais para monitorar a saúde do paciente.

O hemograma, por exemplo, avalia as células sanguíneas a partir de uma amostra de sangue, enquanto o exame de urina (EAS) e o exame de fezes (EPF) detectam infecções urinárias e parasitas, respectivamente.

Homem consultando com médico, no dia do homem
O Dia do Homem foi criado com a intenção de relembrar a importância da saúde – Foto: Freepik

Exames específicos para homens

Além dos exames de rotina, os homens devem realizar exames específicos para avaliar a saúde da próstata e a fertilidade. O toque retal e o exame de PSA são os mais comuns para a avaliação da próstata, enquanto o espermograma é indicado para investigar problemas de fertilidade.

“O PSA Total e Livre é indicado pela Sociedade Brasileira de Urologia para homens acima de 40 anos com histórico de câncer na família e acima dos 45 para todos os outros”, afirma a especialista Luciana Figueira.

Dia do Homem: Prevenção é a melhor medicina

A prevenção é a melhor forma de garantir uma vida longa e saudável. Ao realizar os exames de rotina e seguir as orientações médicas, os homens podem detectar doenças de forma precoce e aumentar suas chances de cura. É o Dia do Homem ajudando na conscientização para evitar futuros problemas.

Veja também

Acompanhe nossa programação ao vivo!