Inicio

Dia do Goleiro: relembre defesas históricas de brasileiros

De milagre na Libertadores ao mundial, reveja defesas memoráveis no dia do goleiro

26/04/2024 ÀS 19H00

- Atualizado Há 3 semanas atrás

No Dia do Goleiro, é momento de homenagear não apenas os operadores de milagres, mas também suas habilidades extraordinárias que embelezam o jogo. Os goleiros brasileiros tem uma história repleta de momentos históricos que ficaram gravados na memória dos fãs de futebol.

Desde defesas milagrosas em jogos decisivos na Copa Libertadores até intervenções que mudaram vidas, eles se destacaram como verdadeiros heróis. Neste dia especial, convidamos você a revisitar esses momentos marcantes que demonstram a grandeza e a magia dos goleiros brasileiros.

Rogério Ceni fazendo uma defesa na cobrança de falta do Liverpool
Ser goleiro exige características além de elasticidade e flexibilidade — Foto: Reprodução/X

Marcelo Grohe x Barcelona de Guayaquil

No Dia do Goleiro, não há como esquecer uma das defesas mais memoráveis na história recente do futebol brasileiro que foi protagonizada por Marcelo Grohe em um confronto épico contra o Barcelona de Guayaquil. Durante a semifinal da Copa Libertadores de 2017, Grohe brilhou com uma defesa espetacular nos acréscimos do segundo tempo, quando a equipe equatoriana pressionava em busca do gol que levaria o confronto para a disputa de pênaltis.

Em um lance de puro reflexo e agilidade, Grohe se esticou para defender uma finalização à queima-roupa, garantindo a vaga do Grêmio na final da Copa Libertadores.

Rogério Ceni x Liverpool

A defesa de Rogério Ceni contra o Liverpool, na final do Mundial de Clubes de 2005, é um dos momentos mais icônicos da história do futebol brasileiro. Com o São Paulo empatando por 0 a 0 e o Liverpool pressionando, uma falta perigosa foi marcada na entrada da área. Em um momento de extrema tensão, Ceni se posicionou diante da bola, enquanto o mundo segurava a respiração.

Com um chute preciso de Steven Gerrard, a bola parecia destinada a balançar as redes, mas Rogério Ceni voou para o lado direito, esticando-se ao máximo para fazer uma defesa espetacular, garantindo a vitória do São Paulo no jogo. No Dia do Goleiro, não só a defesa de Ceni é lembrada, mas o que essa lenda do futebol foi como goleiro.

Cássio x Vasco

Na final da Copa Libertadores de 2012, a defesa de Cássio é uma lembrança que ecoa na mente dos torcedores do Corinthians e, principalmente, dos vascaínos até hoje. Nas quartas de final da competição, as duas equipes empatavam em 0 a 0, até que ao 27 do 2° tempo, Diego Souza, do Vasco, arrancou em velocidade, cara a cara com o goleiro Cássio, finalizou no canto e o goleiro corinthiano operou um milagre.

No Dia do Goleiro, de forma instantânea, a torcida corinthiana lembra de Cássio, o maior ídolo da posição do clube.

Victor x Tijuana

A defesa de Victor contra o Tijuana na Copa Libertadores de 2013 ficará marcada como um dos momentos mais emocionantes da trajetória do Atlético Mineiro rumo ao título. No jogo de volta das quartas de final, o clube mineiro enfrentava o Tijuana. No último minuto do jogo, com o placar empatado em 1 a 1 e o Tijuana pressionando em busca do gol da vitória, foi marcado pênalti para a equipe mexicana.

Riascos foi o encarregado de cobrar o pênalti, mas Victor, com o pé esquerdo, fez uma defesa histórica, salvando o Atlético e garantindo a classificação para as semifinais da Libertadores. Se é Dia do Goleiro, é dia de Victor, o herói do Atlético.

Dia do Goleiro, dia de Danilo x San Lorenzo

A defesa de Danilo contra o San Lorenzo na semifinal da Copa Sul-Americana de 2016 será eternamente lembrada como um dos momentos mais emocionantes da história do futebol no Brasil. Quando o San Lorenzo pressionava em busca do gol que garantiria sua classificação, uma falta foi marcada para a equipe argentina, o que seria o último lance do jogo. Bola na área, o jogador do San Lorenzo finaliza e Danilo se estica para salvar a bola em cima da linha.

Essa defesa milagrosa garantiu a histórica classificação da Chapecoense para a final da competição. Infelizmente, de forma trágica, poucos dias depois, Danilo e grande parte da equipe perderam a vida no acidente aéreo que comoveu o mundo.

Veja também

Acompanhe nossa programação ao vivo!