Muita gente pensa que no dia da eleição é necessário levar o título de eleitor, mas, na verdade, é necessário apresentar um documento oficial com foto.
O primeiro turno das eleições municipais acontece no dia 6 de outubro e mais de 155 milhões de brasileiros comparecerão às urnas para votar.
Neste ano, o eleitorado escolherá representantes para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador em 5.569 municípios espalhados pelo país.
Dia da eleição: conheça os documentos aceitos
Ao chegar à seção eleitoral no dia da eleição, os eleitores devem comprovar sua identidade, que pode ser feita por meio da apresentação dos seguintes documentos:
- Carteira de identidade (RG) ou a identidade social (no caso de pessoas trans e travestis)
- Passaporte
- Certificado de reservista (para homens que prestaram serviços militares na reserva)
- Carteira de trabalho ou de categoria profissional reconhecida por lei
- Carteira Nacional de Habilitação (CNH)
- Aplicativo e-Título (opção exclusiva para quem já cadastrou as impressões digitais na Justiça Eleitoral e possui fotografia no documento digital)
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Mesmo que estejam fora da validade, essa documentação é aceita no dia da eleição. O importante é que o documento apresentado esteja legível e que seja possível comprovar a identidade do eleitor.
Ponto importante
As certidões de nascimento ou casamento não servem como forma de identificação, pois não apresentam foto.
A carteira de trabalho digital também não será aceita no momento do voto (artigo 102 da Resolução TSE nº 23.736/2024, que trata dos atos gerais do processo eleitoral).