Destaque-se no mercado de trabalho com um currículo diferenciado

Aprenda a personalizar seu currículo para cada vaga e aumentar suas chances de sucesso na busca por um emprego

26/07/2024 ÀS 12H12
- Atualizado Há 2 meses atrás

Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, subestimar o potencial do currículo profissional físico não é uma boa estratégia.

Confira como criar um currículo ou até mesmo melhorar o que já está feito, de maneira a se destacar e conquistar a atenção dos recrutadores na vaga que você deseja.

Segundo a última atualização do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) mais de 2 milhões de brasileiros foram demitidos, só em maio deste ano. Essa média milionária de desempregados mostra a importância de se diferenciar no mercado.

Como criar um currículo que destaca aumenta oportunidade de conquistar a vaga
Recrutadores tendem a preferir currículos que são mais fáceis de ler e que sejam autênticos – Foto: Freepik

🚀 Um currículo que destaca

Para aprender como criar um currículo chamativo, a primeira coisa que você precisa fazer é focar em uma área ou cargo que pretende ocupar. As empresas abrem uma vaga para determinado cargo e buscam profissionais com esse perfil.

A dica mais importante é definir para qual vaga se candidatar e preencher estrategicamente o currículo pensando nas necessidades do empregador.

Currículo personalizado

Leia todos os requisitos da vaga de emprego e pense o seu currículo de forma que ele pudesse atender a essas exigências. Aproveite para destacar suas habilidades e as principais experiências que estão de acordo com aquilo que o recrutador espera. A ideia é demonstrar que você tem qualificações necessárias para o cargo.

Destaque méritos e qualificações

Um bom currículo conta a história do profissional. Você pode até resumir as principais qualificações profissionais e experiências, mas abra espaço para poder mostrar a diferença que você fez nos empregos anteriores, conte um pouco de você, das suas atuações e seus feitos de sucesso.

A forma ideal de fazer isso é usar números e dados que possam quantificar esses resultados, demonstrando o seu valor profissional e o quanto você poderá agregar à nova empresa.

Por exemplo: “consegui superar as metas estabelecidas em 20%”, “fui profissional destaque, aumentando as vendas no mês de fevereiro e março em 50%” ou “implementei um novo processo que possibilitou…”.

Carteira Nacional de Trabalho
Personalizar o currículo pode ser o que esteja faltando para conquistar uma nova oportunidade de trabalho – Foto: Freepik

Layout organizado e profissional

A apresentação precisa ser impecável. Utilize um layout organizado e profissional. Muitos elementos como bordas chamativas são desnecessários e podem dificultar a leitura por parte do recrutador.

As fontes precisam ser legíveis e a paleta com cores neutras. Erros ortográficos não trazem uma boa impressão, então revise a ortografia!

🖥️ Portfólio online

Para oportunidades de trabalho em áreas criativas como marketing e design, você tem a opção de criar um portfólio online para mostrar seus melhores trabalhos. Você pode hiperlinkar esse portfólio no currículo ou informar o endereço eletrônico para que o empregador tenha acesso.

Plataformas como o Behance também são uma possibilidade para hospedar os criativos digitais.

×

Leia Mais

Palavras-chave

Caso você envie o seu currículo para plataformas de processos seletivos e empresas de recrutamento, não se esqueça de incluir palavras-chave.

É muito importante que essas palavras destacadas sejam relevantes para a área e a vaga que você quer. Isso aumenta as chances do seu nome ser encontrado nas buscas também em sistemas online de recrutamento.

Por exemplo, se você deseja uma vaga na área de vendas, pode utilizar no decorrer das descrições termos como: negociação, prospecção de clientes, atendimento ao cliente e fechamento de vendas.

💯 Dicas extras para um currículo único

O canal Nerds de Negócios, no YouTube, apresenta dicas de como criar um currículo que destaca, mas do ponto de vista do próprio contratante.

Entre os principais pontos, o profissional destaca que o currículo precisa:

  • Ser de fácil leitura e com textos resumidos
  • Ter autenticidade, sem exagerar nos adjetivos
  • Estar adaptado em formato digital (PDF)
  • Demonstrar que investe em formação contínua

‎ ‎ ‎ ‎ ‎

Veja também

Acompanhe nossa programação ao vivo!