Defesa Civil emite alerta de chuvas intensas para Uberlândia
Bairros de Uberlândia já registram chuvas intensas; alerta do Inmet inclui risco de alagamentos e ventos fortes
-
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu para esta terça-feira (3) alertas de “Perigo Potencial” e “Perigo” diversas regiões de Minas Gerais, incluindo Uberlândia e o Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas.
Segundo notificado, há possibilidade para chuvas intensas e tempestades. Os avisos se estendem até o fim da manhã de quarta-feira (4). Uberlândia já registra chuva em diversos bairros, como o Mansour, Centro, Morada Nova, Morumbi, Tibery, Jardim Canaã, etc.
Conforme o instituto, podem ocorrer chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60–100 km/h), e queda de granizo. Ainda há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos pela região.
➡️ Acompanhe as últimas notícias de Uberlândia
Crédito: Redes Sociais/ Reprodução
Trechos de risco
A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) informa que as condições climáticas da cidade também reforça que o município está sob pancadas de chuva fortes, chamando a tenção para o risco de alagamento da avenida Rondon Pacheco.
Os motoristas devem redobrar a atenção neste trecho. Ao transitarem na via, é preciso estar atento aos avisos luminosos, que estão acionados neste momento.
Veja também:
• Chuva e calor marcam o tempo no Triângulo Mineiro e região em dezembro
• Saiba como agir ao ser surpreendido por uma enchente ou alagamento
Ao longo da avenida, estão distribuídas dez colunas com avisos semafóricos: cinco estão no sentido Teatro Municipal/Praia Clube e cinco no sentido Praia Clube/Teatro Municipal.
Cada coluna possui uma placa orientativa e dois sinais luminosos de LED, um laranja e outro vermelho.
Avisos luminosos estão distribuídos ao longo da Rondon Pacheco – Crédito: Laura Lany
A orientação em qualquer situação emergencial, é ligar imediatamente para a Defesa Civil no 199, bem como para o Corpo de Bombeiros no 193 e para a Polícia Militar no 190.
O tempo de dezembro
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), dezembro será marcado pelo aumento da umidade no solo, uma característica típica da região nesta época do ano, devido à expectativa de chuvas mais frequentes.
O climatologista Denis William adverte que a distribuição das chuvas será irregular no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.
“A chuva estará mal distribuída. Em locais do Alto Paranaíba, os volumes de precipitação devem ser um pouco acima da média climatológica do mês de dezembro. No entanto, em cidades como Uberlândia e Araguari, a quantidade de chuva será um pouco abaixo”, explicou.
Segundo Denis, as chuvas previstas para o início de dezembro deverão ocorrer aleatoriamente ao longo dos dias, mas a partir do dia 14, elas irão acontecer com maior frequência.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp
