Defesa Civil alerta para baixa umidade do ar nesta segunda-feira (9)

Em Minas Gerais, a previsão é que o índice de umidade fique abaixo de 15%. Brasil enfrenta nova onda de calor.

, em Uberlândia
09/09/2024 ÀS 14H01
- Atualizado Há 1 semana atrás

Nesta segunda-feira (9), a Defesa Civil emitiu um novo alerta vermelho, sinalizando grande perigo devido à baixa umidade do ar. Esse aviso continuará até quarta-feira, 11 de setembro.

Umidade e calor
As altas temperaturas serão destaque na segunda semana de setembro, com previsão de termômetros atingindo cerca de 40°C – Imagem: INMET/Divulgação

📲 Clique aqui e siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

De acordo com um relatório do Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Simge) e do Instituto de Gestão das Águas (Igam), a previsão é de que o índice de umidade fique abaixo de 15%.

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), avisou que, em Uberlândia, a umidade do ar pode atingir 12%, nível considerado o mínimo aceitável pelos critérios da Organização Mundial da Saúde (OMS), que classifica valores inferiores a esse como extremamente perigosos.

Outras cidades como Delta, Uberaba, Perdizes, Iturama, Campina Verde e mais 129 cidades receberam, novamente, alerta para calor extremo.

Brasil enfrenta nova onda de calor e baixa umidade

Calor e umidade baixa
Muito sol e calor marcam esta segunda-feira (9) — Foto: Freepik

Segundo o Climatempo, esta segunda-feira será marcada por sol e calor intenso em todo o Sudeste. No Triângulo Mineiro, a previsão é de ar extremamente seco, e, até o momento, não há previsão de chuva.

As altas temperaturas serão destaque na segunda semana de setembro, com previsão de termômetros atingindo cerca de 40 °C nos estados do Sudeste, Nordeste, Norte e Sul do país.

Em dias quentes e com baixa umidade, é essencial tomar cuidados: beber bastante líquido, evitar atividades físicas intensas, hidratar o corpo e umidificar o ambiente, além de evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia e o consumo de bebidas como café e álcool, que são diuréticas.

➡️ Acompanhe as últimas notícias de Uberlândia!

Como cuidar da saúde em níveis baixos de umidade

A baixa umidade contribui para o ressecamento das mucosas, aumentando a vulnerabilidade a alergias e infecções respiratórias. A pele também sofre com o ressecamento, e há maior irritabilidade nos olhos.Diante desse cenário, é fundamental que a população adote medidas de proteção para minimizar os impactos da baixa umidade do ar. A OMS recomenda:

  • Hidratação constante: consuma líquidos com frequência, preferindo água e sucos naturais;
  • Evite atividades físicas intensas ao ar livre: o esforço físico em condições de calor extremo e baixa umidade pode levar a desidratação e exaustão. Evite praticar qualquer atividade entre 11 e 15h;
  • Proteja a pele e os olhos: use hidratantes e óculos de sol para evitar o ressecamento da pele e a irritação ocular;
  • Evite acender fogueiras ou queimar resíduos: o risco de incêndios é elevado, e qualquer foco pode se alastrar rapidamente;
  • Umidifique os ambientes internos: use toalhas molhadas, bacias com água ou umidificadores para melhorar a qualidade do ar dentro de casa.

Além de cuidados, é preciso se atentar aos sinais que o corpo humano emite nessas ocasiões emergências como:

  • Complicações alérgicas e respiratórias devido ao ressecamento de mucosas;
  • Sangramento pelo nariz;
  • Ressecamento da Pele;
  • Irritação nos olhos;
  • Eletricidade estática nas pessoas e em equipamentos eletrônicos;
  • Aumento de incêndio em pastagens e florestas.

Em caso de risco de incêndios florestais ou problemas de saúde, entre em contato com a Defesa Civil pelo número 199 ou com o Corpo de Bombeiros pelo número 193.

×

Leia Mais

 

Veja também

Acompanhe nossa programação ao vivo!