Linguagem felina: entenda o que o comportamento do gato está tentando te dizer

Um animal complexo e, às vezes, mal compreendido; o comportamento do gato nem sempre é tão óbvio e precisa ser decifrado

, em Uberlândia
16/08/2024 ÀS 21H21
- Atualizado Há 1 mês atrás

O comportamento do gato pode ser, por vezes, bastante peculiar. Principalmente quando o comparamos com outros animais de estimação, como o cachorro. Frio? Calculista? Selvagem? Às vezes esses adjetivos são apenas mal interpretados e passam a impressão errada do bichano que também tem muito amor para dar.

Fato é: gatos são complexos! A personalidade de cada felino pode ser diferente, sendo que alguns são mais amorosos, outros menos. Eles ronronam, “amassam pãozinho” e amam ficar horas sem fazer absolutamente nada.

Gato olhando fixamente a câmera
Enigmáticos, sistemáticos e solitários. Como decifrar o comportamento do gato? – Foto: Pexels

Na maioria das vezes, os bichanos tendem a ser enigmáticos, o que dificulta a compreensão do comportamento do gato.

Ao mesmo tempo que respeitar suas características como animal é muito importante, é também crucial que o tutor conheça seu pet para saber como tratá-lo melhor. Por isso, que tal aprender o que o comportamento do gato está, de fato, tentando te dizer?

Comportamento do gato: uma linguagem enigmática!

Os gatos são animais mais contidos. Os cães, por exemplo, latem quando estão bravos, abanam o rabo quando estão felizes e mudam claramente a expressão em um momento triste.

Mas saiba que, mesmo que de forma mais discreta, os felinos também se expressão e dão sinais de como estão se sentindo. Basta aprender como decifrá-los.

Comportamento do gato relaxado
Ronronado do gato é sinal de relaxamento e segurança – Foto: Cats Coming/Pexels
  • Gato relaxado é um gato feliz

Não espere grandes demonstrações de felicidade. Na verdade, quando você ver um gato deitado, tranquilo, com orelhas e bigodes relaxados e olhar sereno é bem aí que você saberá que o animal está feliz. É perceptível que o corpo do bichano não está tensionado.

Se ele ouvir a voz de alguém conhecido ou ser acariciado poderá ronronar em sinal de satisfação. O estado de relaxamento é a pura expressão da felicidade felina!

VEJA TAMBÉM! Loira, Doida e Gorda: cães, alunos de creche de pets, reagem a apelidos e derretem a internet com tanta fofura

  • Felino arrepiado

Quando o pelo do gato está arrepiado geralmente é porque o animal está se sentindo ameaçado de alguma forma. Esse é um dos sinais de alerta do felino, como se ele estivesse se preparando para atacar. Juntamente a esse comportamento do gato está também os olhos fixos, tronco abaixado e traseira levantada. Ah, tem aquela reboladinha também, que antecede o momento do ataque.

  • Bichano se lambendo

É o famoso “banho de gato”, quando o felino passa a língua áspera por todo corpo. De fato a lambedura é parte da higiene do animal, mas o excesso dela pode significar possíveis problemas relacionados a alguma ferida, alopécia felina, sarna e dermatite. Por isso é preciso monitorar para saber quando ou não se preocupar.

gato se lambendo
O banho do gato pode ser mais que uma questão de higiente, atenção! – Foto: Pixabay/Pexels
  • Esfregação

Já se sentiu a pessoa mais amada do mundo quando um gatinho te escolheu para esfregar o corpo nas suas pernas? Essa é, provavelmente, a demonstração mais afetuosa do felino.

Esse comportamento do gato é uma forma dele te mostrar que se sente bem, protegido e amado ao seu lado. Enquanto o animal se esfrega ele libera feromônios, um odor exclusivo ao olfato felino. Isso explica, por exemplo, porque uma pessoa que convive com gatos em casa às vezes é abordado por gatinhos nas ruas. Os animais sentem o cheiro deixado pelo outro bichano no tutor.

Além de amor, a esfregação também é uma forma do animal marcar território e até dizer que está com saudades de você! Lindo, não é?!

×

Leia Mais

  • Amassar pãozinho é demonstração de confiança

É uma das coisas mais fofas que um gatinho pode fazer. O felino, com toda a concentração do mundo, usa as patinhas para massagear qualquer superfície macia, seja uma almofada, um colchão ou até mesmo o seu corpo.

Se você presenciar essa cena, fique feliz porque isso significa que seu gato também está feliz e relaxado! De acordo com os especialistas esse é um reflexo de quando ele era filhote, já que é o mesmo movimento feito quando os felinos mamam.

Esses são apenas alguns das atitudes e características dos bichanos que chamam a atenção e aguça a curiosidade dos humanos!

No canal do Youtube Perito Animal, é possível saber mais informações sobre o comportamento do gato. Assista:

Veja também

Acompanhe nossa programação ao vivo!